Recolhida cria de foca encontrada com vida em praia de Sintra

É o terceiro caso em poucos dias. Todas foram acolhidas pelo Centro de Reabilitação de Animais Marinhos.

Foto
DR

Uma cria de foca foi esta terça-feira encontrada com vida na praia Pequena, em Sintra, tendo sido recolhida pelo Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM), informou a Autoridade Marítima Nacional.

O animal, que apresentava ferimentos ligeiros, foi encontrado por populares, que deram o alerta ao comando local da Polícia Marítima de Cascais.

Os agentes deslocaram-se ao local e criaram “condições de segurança para que o mamífero” estivesse “protegido até à chegada de uma equipa especializada”, lê-se no comunicado da Autoridade Marítima.

Depois de contactados o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e o CRAM, a foca foi assistida pelos biólogos do centro, que “efectuaram o transporte para as suas instalações”, na Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, acrescenta o comunicado, que não adianta mais informações sobre o animal.

Na segunda-feira, uma foca juvenil foi recolhida numa praia de Ovar com um ferimento “bastante grave” numa das barbatanas e ficará em recuperação durante cerca de dois meses, segundo o CRAM.

Também na sexta-feira, foi recolhida outra foca cinzenta macho na praia da Légua, em Alcobaça, que apresentava “problemas respiratórios e vários ferimentos” e que também se encontra entregue aos cuidados do CRAM.

Ao PÚBLICO, Marina Sequeira, bióloga do INCF,​ afirmou na segunda-feira que a situação é “perfeitamente normal”. “Nesta altura do ano pode acontecer. Normalmente são animais juvenis que dispersam das zonas onde nascem depois da amamentação, por norma nos mares da Bretanha, e algumas crias vêm até tão a Sul como Portugal”, explicou.

Sugerir correcção
Comentar