Pinto da Costa celebra 82.º aniversário com recandidatura no horizonte

Figuras do FC Porto aproveitaram oportunidade para desejar os parabéns ao presidente do clube.

Foto
Várias figuras ligadas ao clube deixaram uma mensagem de aniversário ao dirigente Andre Rodrigues

Pinto da Costa celebra, este sábado, o 82.º aniversário. Presidente do FC Porto nos últimos 37 anos, dirigente mais titulado do futebol mundial, está há mais de meio século no clube que ajudou a transformar.

Várias figuras ligadas ao clube deixaram uma mensagem de aniversário ao dirigente. André Villas-Boas, ex-treinador dos “dragões — e apontado como um potencial sucessor na presidência —, partilhou nas redes sociais uma imagem com Pinto da Costa, reforçando a importância que o dirigente tem para o clube.

“Faço parte do orgulhoso grupo de adeptos e sócios do FC Porto que associam a história de êxitos e realizações do nosso clube à vida e obra de Jorge Nuno Pinto da Costa. E isso seria certamente mais do que razão para celebrar este aniversário do nosso presidente”, começa por dizer o técnico do Marselha, numa longa dedicatória ao histórico presidente dos “azuis e brancos”.

Também Sérgio Conceição, actual treinador do FC Porto, fez questão de elogiar o sucesso que o dirigente soma no futebol, dizendo que este pode ser atribuído à “perspicácia, inteligência e conhecimento” inigualáveis no futebol. “Que venham mais anos, mais títulos, e muita saúde!”, finaliza o treinador, numa declaração publicada no jornal O Jogo.

O diário desportivo traz ainda duas mensagens de antigos jogadores. O argelino Rabah Madjer — imortalizado pelo golo de calcanhar que marcou na primeira conquista europeia do FC Porto, em 1987, frente ao Bayern de Munique — diz que Pinto da Costa transformou o clube “num dos grandes da Europa”. Já Vítor Baía, histórico guarda-redes do clube e um dos possíveis sucessores na presidência, diz que o “nome do presidente e o nome do clube” se tornaram indissociáveis.

Recandidatura a caminho?

Apesar de ainda não ser oficial, tudo indica que o presidente “azul e branco” se irá recandidatar em 2020, nas próximas eleições do clube, naquele que, a concretizar-se, será o 15.º mandato consecutivo ao comando dos “dragões”.  O presidente apenas teve adversários por duas vezes. A lista de apoio à recandidatura foi formalizada em Setembro, com personalidades de várias áreas a demonstrarem a vontade de que Pinto da Costa continue a liderar o clube. 

Antes de Pinto da Costa, o FC Porto tinha conquistado apenas quatro Campeonatos de Portugal, sete nacionais, quatro Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Os títulos europeus eram uma miragem.

Com Pinto da Costa na presidência, o FC Porto conquistou por 21 vezes o título de campeão nacional, ergueu por 12 vezes a Taça de Portugal e por 19 escreveu o seu nome na lista de vencedores da Supertaça. Em termos internacionais, o clube conquistou a Taça dos Clubes Campeões Europeus (1986-87), a Liga dos Campeões (2003/04), a Taça UEFA (2002-03), a Liga Europa (2010-11), a Taça Intercontinental (1987 e 2004) e a Supertaça Europeia (1987).

Sugerir correcção
Ler 5 comentários