Sismo de magnitude 4,9 na escala de Richter registado ao largo da ilha das Flores

O sismo ocorreu em pleno oceano, a 113 quilómetros das Flores, a dez quilómetros de profundidade, e não há qualquer indicação de que tenha sido sentido.

Foto
O sismo foi registado ao largo da ilha das Flores, esta quarta-feira Enric Vives-Rubio/Arquivo

Um sismo de magnitude de 4,9 na escala de Richter foi registado às 14h locais (menos uma em Lisboa), a 113 quilómetros de Santa Cruz das Flores, foi anunciado esta quarta-feira.

Segundo o “National Earthquake Information Center”, o evento teve lugar a dez quilómetros de profundidade. Na página desta base de informações não há qualquer indicação de que o sismo tenha sido sentido. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apresenta, na sua página da internet, o registo de vários sismos neste dia de Natal, mas a actividade registada pelo IPMA à mesma hora e também na crista média atlântica - onde está identificado o sismo captado pelo centro de informação internacional - é de menor intensidade, não indo além de 4,3 na escala de Richter.

João Luís Gaspar, do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) declarou à agência Lusa que este evento, registado na crista média atlântica, “não tem qualquer tipo de relação” com a crise sísmica que se faz sentir desde 2 de Novembro na ilha do Faial, na zona do Capelo.

A crise sísmica, que ocorre numa zona entre os 25 e os 35 quilómetros a oeste do Faial, já provocou mais de cinco mil eventos, entre os quais 51 sismos sentidos pela população, sete destes com magnitude superior a 4 na escala de Richter.

O mais intenso sismo desta crise sísmica foi registado a 18 de Novembro, pelas 8h41, e teve magnitude de 4,7.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários