Europe First?

As várias vertentes desta estratégia — mudar de vida, incluindo mudar radicalmente a forma como se produz —, exigiriam muito, mas muito dinheiro para serem aplicadas com êxito. Não é que a Europa não o tenha. Resta saber se o quer gastar em conjunto, ou se deixa a cada país a responsabilidade de fazer o que é preciso, incluindo enfrentar os desafios económicos, sociais ou políticos que o Pacto Verde lhes coloca.

Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

1. Percebe-se perfeitamente que o grande objectivo de longo prazo da União Europeia seja o combate às alterações climáticas. Tal como se compreende que este objectivo deve atravessar todas as políticas europeias. A urgência climática não é uma invenção de mentes fanáticas, é uma realidade comprovada por uma esmagadora maioria de cientistas. A opinião pública europeia — como, de resto, boa parte da opinião pública mundial — está desperta para esta emergência como nunca antes esteve. Há, portanto, uma oportunidade que a Europa não deve perder para travar o seu próprio combate e liderar pelo exemplo o combate mundial.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 25 comentários