Quarenta e dois anos de cinema popular: Star Wars ainda é o centro da galáxia?

Star Wars: A Ascensão de Skywalker é o nono e último filme de uma saga que abalou o cinema. Continuará com outros filmes mas enfrenta nova concorrência — e um novo mundo. “Há muitas bandas, mas só há uns Beatles.”

Foto
Sunset Boulevard/Corbis via Getty Images

“É um final. Não é um princípio. É o fim de não só uma trilogia, mas três”, tem repetido o realizador J.J. Abrams, com subtis variações, nas muitas entrevistas na recta final da promoção de Star Wars: A Ascensão de Skywalker, o nono filme da sequência iniciada por George Lucas em 1977 e o culminar de um movimento tectónico no cinema e na cultura popular. Quarenta e dois anos de cinema popular rebentam agora como uma onda numa praia repleta de concorrência. Star Wars ainda é o centro da galáxia? “Há muitas bandas, mas só há uns Beatles”, garante ao Ípsilon o sociólogo Star Wars John Tenuto.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários