Finais da Taça FPG para sagrar vencedores inéditos

Vasco Alves defronta Ricardo Garcia em homens; Sara Gouveia e Rita Costa Marques em senhoras

Foto
Vasco Alves e Ricardo Garcia num momento de fairplay na véspera de se defrontarem na final © FILIPE GUERRA

Já são conhecidos os nomes para as finais de quarta-feira da Taça da Federação – BPI, que decorre no Tróia Golf. Na prova masculina, Vasco Alves (Oporto) mede forças com Ricardo Garcia (CG Ilha Terceira). Na feminina estarão Sara Gouveia (Quinta do Lago) e Rita Costa Marques (CG Miramar). Todos eles procuram a sua primeira vitória na Taça. 

Vasco Alves está pelo segundo ano seguido na final da Taça da Federação – BPI, indo defrontar o estreante açoriano Ricardo Garcia (CG Ilha Terceira), actual campeão nacional Sub18. O ano passado perdeu o encontro para atribuição do título para Hugo Teixeira. 

Ambos os finalistas tiveram um dia exigente em termos competitivos. De manhã, nos quartos-de-final, Vasco Alves bateu Hugo Ferreira (Paredes) por 1up e de tarde, nas meias-finais, eliminou João Pinto Basto (Quinta do Peru) no 19.º buraco, o primeiro do play-off. Ou seja, jogou 37 buracos nesta terça-feira. 

Quanto a Ricardo Garcia, levou a melhor nas “meias” diante do grande favorito à vitória, Pedro Lencart (Miramar), por 1up. Nos “quartos” tinha derrotado Ricardo Serpa (Vilamoura) por 2/1. 

Em senhoras, Sara Gouveia (Quinta do Lago) derrotou hoje nas meias-finais a bicampeã em título Sofia Sá (Quinta do Peru) garantindo a sua segunda presença na final da Taça Federação – BPI, no Tróia Golf. Em 2017, no Estela Golf Club, perdera o jogo decisivo para a mesma atleta. 

Rita Costa Marques (Miramar) por sua vez bateu a sua companheira de clube Ana Rodrigues e vai jogar a final pela terceira vez. Já la tinha estado em 2015 (Estela GC) e 2016 (Ribagolfe II), em que perdeu respetivamente para Leonor Bessa Beatriz Themudo. 

Ambos os jogos das meias-finais só se decidiram 18.º e último buraco regulamentar, com Sara a ganhar por 1up e Rita por 2 up.

Sara Gouveia © FILIPE GUERRA 

Rita Costa Marques © FILIPE GUERRA

DECLARAÇÕES DOS FINALISTAS 

HOMENS 

Vasco Alves: “Estou muito satisfeito, mas é claro que ao fim destes dias sentimos o cansaço. Vou tentar um bom descanso hoje para amanhã entrar em força outra vez. Espero jogar bem, estar concentrado e fazer o melhor possível tentando ganhar. O Ricardo [Garcia] conheço-o bem, já joguei muitas vezes com ele, somos companheiros de seleção também. Sei que vou ter de jogar muito bom golfe.” 

Ricardo Garcia: “Ir à final era um objectivo que eu tinha estabelecido com o meu treinador [Michael Duarte] e consegui. Frente ao Pedro Lencart foi bom, acabei por aprender muita coisa. Joguei muito bem e acabei por ganhar no último buraco. Tive ali uma parte tremida no 12, 13, 14 e 15. Estava a ganhar por 4 para o 12 e cheguei empatado ao 18, onde ele me concedeu o buraco quando eu tinha um putt de dois metros para birdie. Vou encarar a final como todos os outros matches e depois tentar ganhar no fim.” 

SENHORAS 

Sara Gouveia: “Estou com uma atitude mais positiva e isso tem dado frutos nesta competição. A Sofia [Sá] jogou muito bem e foi um match renhido até ao fim, muito mental. A final encaro-a da mesma forma, independentemente da adversária, que neste caso será a Rita [Costa Marques]. Estou mesmo focada em manter aquilo que tenho conseguido fazer estes dias, então vou continuar nesse registo. Com seriedade mas de uma forma equilibrada, sobretudo.” 

Rita Costa Marques: “Foi um match difícil, frente à Aninhas. Ela tem uma atitude super-competente, é muito focada e bate super-bem na bola, tão ou mais comprido que eu. E tem uma habilidade enorme. Foi difícil porque apesar de termos sido adversárias somos do mesmo clube e muito chegadas a nível de amizade, o que tivemos de pôr de parte neste jogo. Não vou com grande expectativas para a final, quero apenas ir jogando o meu jogo. Joguei com a Sara [Gouveia] no segundo dia de stroke play e ela está a jogar muito bem. Acho que vai ser bastante equilibrado.”

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar