Seis elefantes morrem ao tentarem salvar-se uns aos outros na Tailândia

Os animais morreram afogados depois de caírem numa cascata. Dois outros elefantes foram encontrados com vida nas proximidades, mas as autoridades temem que estes não resistam à perda dos restantes elementos da manada.

Fotogaleria
Seis elefantes morreram após caírem numa cascata na Tailândia DNP
Fotogaleria
DNP
Fotogaleria
Os dois elefantes sobreviventes DNP
Fotogaleria
DNP
Fotogaleria
DNP
Fotogaleria
DNP

Seis elefantes morreram ao tentarem salvar-se uns aos outros, depois de caírem numa cascata no Parque Nacional Khao Yai, na Tailândia. Segundo as autoridades tailandesas, o incidente ocorreu depois de uma cria de elefante ter escorregado e caído na cascata Haew Narok. Os restantes membros da manada terão tentado salvar a cria, acabando por cair e morrer afogados.

As autoridades foram chamadas ao local no sábado, cerca das 3h (hora local), tendo sido informadas de que um grupo de elefantes estava a bloquear uma estrada perto da cascata, referiu à BBC o Departamento de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Conservação de Plantas (DNP) da Tailândia.

Passadas três horas, as autoridades avistaram o cadáver de um elefante, com cerca três anos, junto à cascata Haew Narok, e cinco elefantes adultos mortos nas proximidades.

Dois outros elefantes foram ainda encontrados com vida, perto da cascata. Os animais foram retirados do local pelas autoridades tailandesas e encontram-se a ser monitorizados, garantiu à BBC Khanchit Srinoppawan, chefe do Parque Nacional Khao Yai.

Porém, estes dois elefantes poderão ter dificuldades em sobreviver, explicou Edwin Wiek, fundador da organização não-governamental Wildlife Friends Foundation Thailand, uma vez que estes animais dependem das suas manadas para se protegerem e procurarem comida. Além disso, os elefantes mostram sinais de sofrimento perante a perda de membros do grupo, passando por uma fase de luto.

“É como perder metade da família”, sublinhou Edwin Wiek.

Esta não é a primeira vez que tal acontece. Segundo a BBC, em 1992, oito elefantes morreram depois de caírem na mesma cascata.

Estima-se que existam actualmente cerca de sete mil elefantes-asiáticos na Tailândia e mais de metade vivem em cativeiro.

Sugerir correcção
Comentar