PAN: Amor com amor se paga

André Silva ouviu piropos em Barcelos.

Fotogaleria
André Silva tentou "roubar" eleitres ao PSD Nelson Garrido
Fotogaleria
Campanha do PAN Nelson Garrido
Fotogaleria
Comitiva andou em contactos com a população Nelson Garrido

Depois de o porta-voz do PAN, André Silva, não se ter lembrado do que foi o pior do Governo nos últimos quatro anos, agora foi o socialista Augusto Santos Silva que deixou o Pessoas-Animais-Natureza fora do rol de críticas que fez aos restantes partidos. Porque será?

“Se calhar, Augusto Santos Silva, como a maioria dos portugueses, reconhece o bom trabalho que o PAN tem feito e provavelmente não encontra nenhuma crítica a fazer a um partido que tem uma postura construtiva, de pontes, dialogante. Mas têm de perguntar ao autor” das afirmações, disse aos jornalistas em Barcelos. 

A comitiva do mais pequeno partido representado na Assembleia da República fez neste domingo a arruada mais animada da campanha. Não era preciso muito: o centro da cidade minhota estava cheio de gente, como é habitual ao domingo, e ainda havia feira de velharias. André Silva e os jovens que o acompanhavam mergulharam na multidão com bom humor.

“Boa tarde, posso dar-lhe um folheto do PAN"? A vendedora de pipocas aceitou, mas confessou que ainda não tinha decidido em quem iria votar. “Leve para casa o folheto e leia-o logo à noite”, recomendou André Silva. “Não que eu tenho de rezar”, respondeu a vendedora. “Então primeiro reza e depois, já com os óculos, lê o programa do PAN”.

Junto ao bailarico do Largo da Porta Nova há muitas pessoas de idade. Vêm das freguesias da zona todos os domingos, porque “o melhor remédio é dançar” e porque aqui... “há encontros”, sussurra uma senhora ao PÚBLICO. No Tinder de Barcelos, André Silva ouviu piropos: “É um borracho”, diz uma. “A televisão engana, é muito giro. Olhe, chame-me Sãozinha que eu gosto”, dirá outra mais à frente. 

Nem todos se contentam com os panfletos que o partido tem para dar. “Nem ao menos um brinquedo para o meu cãozinho?” André Silva explica que a estratégia é outra: “Baixar de 23 para 6% o IVA da alimentação e da saúde dos animais e depois os donos compram os brinquedos que quiserem com o que poupam”.

À entrada da feira de velharias, André Silva encontra um deputado do PSD, Joel Sá. “Vim aqui roubar votos ao PSD”, diz-lhe o deputado do PAN. “Não sei se consegues, mas tiras votos à esquerda, já é bom”, responde o colega de São Bento. 

Sugerir correcção
Comentar