SNS perdeu dois mil auxiliares em sete anos. Há doentes que “só comem às 3 da tarde”

Elevado défice de auxiliares nos hospitais públicos acaba por se reflectir em “atrasos e faltas no cuidados” prestados aos pacientes, diz o presidente do Sindicato Independente dos Técnicos Auxiliares de Saúde.

Foto

Entre 2011 e 2018, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) perdeu quase dois mil assistentes operacionais (passaram de 27 mil para pouco mais de 25 mil), os antigos auxiliares de acção médica, que tratam da higiene dos doentes, distribuem a alimentação, esterilizam salas, transportam cadáveres, entre muitas outras tarefas. No mesmo período, o número de assistentes técnicos, grupo profissional que inclui secretários clínicos e outros funcionários administrativos, encolheu também para menos 1600 trabalhadores (são agora 15.890).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários