Carlos Moedas e Elisa Ferreira recebidos por António Costa na quinta-feira

O comissário português cessante e a futura comissária europeia têm encontro marcado com o primeiro-ministro.

,Europa
Foto
Carlos Moedas termina o seu mandato na Comissão Europeia daniel Rocha

O primeiro-ministro, António Costa, vai receber na quinta-feira de manhã o ainda comissário europeu Carlos Moedas e, em seguida, a comissária portuguesa indigitada Elisa Ferreira, confirmou à Lusa fonte do seu gabinete.

Carlos Moedas será recebido na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, pelas 09h30 e Elisa Ferreira às 10h00.

O primeiro-ministro, António Costa, escolheu a ex-ministra Elisa Ferreira para comissária europeia e já o comunicou à nova presidente da comissão, disse hoje à agência Lusa fonte oficial do seu gabinete.

“O primeiro-ministro comunicou à presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o nome de Elisa Ferreira para integrar o colégio de Comissários da próxima Comissão Europeia”, afirmou à Lusa fonte oficial do gabinete de António Costa.

Segundo a mesma fonte, oportunamente a presidente eleita da Comissão Europeia comunicará a pasta atribuída à futura comissária portuguesa.

Elisa Ferreira foi ministra dos governos chefiados por António Guterres, primeiro do Ambiente, entre 1995 e 1999, e depois do Planeamento, entre 1999 e 2002, e ocupa, desde Setembro de 2017, o cargo de vice-governadora do Banco de Portugal.

Elisa Ferreira sucederá a Carlos Moedas, comissário indicado pelo anterior governo PSD/CDPP.

Carlos Moedas teve a seu cargo a pasta da Investigação, Ciência e Inovação e foi nomeado em Novembro de 2014.