Português entre os feridos de raio que matou quatro pessoas na Polónia

Raio matou quatro pessoas, incluindo duas crianças, e feriu mais de cem. Português ficou ferido sem gravidade e deve ter alta esta sexta-feira.

Fotogaleria
Reuters/AGENCJA GAZETA
Fotogaleria
Reuters/AGENCJA GAZETA
Fotogaleria
LUSA/GRZEGORZ MOMOT

Um cidadão português ficou ferido na quinta-feira quando um raio atingiu um grupo de turistas nos montes Tatra, no Sul da Polónia, matando quatro pessoas. Entre os mais de cem feridos há um cidadão nacional, confirmou ao PÚBLICO fonte da Secretaria de Estado das Comunidades.

“Segundo informações obtidas pela Embaixada de Portugal em Varsóvia junto das autoridades polacas, o cidadão ficou ferido sem gravidade e deverá ter alta ainda hoje do hospital de Zakopane”, informa a mesma fonte, acrescentando que a “ocorrência continuará a ser acompanhada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da embaixada”.

Os turistas foram surpreendidos por uma tempestade, depois de uma manhã soalheira, e um grupo foi atingido no cume do monte Giewont, um local popular entre os montanhistas, onde existe uma cruz de ferro de 15 metros.

“Disseram-nos que depois de o raio cair, as pessoas caíram. A corrente continuou então pelas correntes usadas para facilitar a subida, atingindo toda a gente no caminho”, disse o chefe dos serviços de emergência Jan Krzysztof à agência de notícias PAP, citada pela BBC.

“Ninguém esperava uma tempestade tão súbita e do nosso ponto de vista humano é algo que era impossível de prever”, disse o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki.

Numa outra parte da montanha, a tempestade deixou encurraladas duas pessoas numa gruta que ficou submersa por uma enxurrada. Há também registo de ferimentos entre montanhistas em diferentes zonas da cordilheira, que se estende ao longo de 57 quilómetros no Sul da Polónia, e de uma quinta vítima mortal na vizinha Eslováquia.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários