Portugal não tem limites para a poluição luminosa

Problema para a saúde humana e ambiental chegou, pela primeira vez, à Assembleia da República, mas, para já, tudo que o que temos é uma recomendação ao Governo e muitos maus indicadores.

Foto
EPA/LAURENT GILLIERON

Sim, tal como falamos nos plásticos que bóiam nos oceanos também podíamos (e devíamos) falar na luz que enche o céu. Os dois são poluição, ainda que a luz surja como um parente desprezado nas prioridades ambientais. Apesar de ignorada, a poluição luminosa é um problema mundial que tem sido associado a um impacto prejudicial na saúde humana e nos ecossistemas e que chegou recentemente, pela primeira vez, à Assembleia da República (AR). Os deputados aprovaram uma recomendação ao Governo com um pacote de medidas para mitigar o impacto da poluição luminosa no meio ambiente, uma proposta do PAN.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários