Alerta global: a Terra não aguenta mais uso e abuso dos solos
Relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas especificamente sobre o uso do solo foi divulgado esta quinta-feira em Genebra, na Suíça. Os especialistas apresentam um diagnóstico de uma Terra debaixo de uma dupla pressão do homem e das alterações climáticas, previsões e soluções.
A Terra já está sob uma crescente pressão humana e as alterações climáticas estão a aumentar ainda mais essa pressão. Esta pode parecer uma constatação óbvia, mas, desta vez, os especialistas do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU (IPCC, na sigla inglesa) fornecem uma série de dados, argumentos, previsões e até possíveis soluções para evitar o desastre. Está tudo no relatório sobre Alterações Climáticas e Solo que foi apresentado esta quinta-feira de manhã em Genebra. O importante documento mostra como o insustentável peso do homem na Terra é um problema que só pode ser resolvido pelo homem, com mudanças e adaptações e, sobretudo, com a redução de emissões de gases com efeito de estufa. “Sustentabilidade” ainda é a palavra-chave para um futuro melhor.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.