DR
Foto
DR

Um momento de publicação independente: Convívio do Pôncio n.º 3 – As Origens da Ritinha Taxista

Fanzines, edições de autor, livros de artista — nesta rubrica queremos falar de publicação independente. Mariana Pita, também conhecida por Moxila, apresenta o seu Convívio do Pôncio n.º 3 – As Origens da Ritinha Taxista. O próximo podes ser tu.

Apresenta-nos o teu fanzine.
Chama-se o Convívio do Pôncio n.º 3 – As Origens da Ritinha Taxista e é o terceiro número da série. É uma série de banda desenhada focada no Pôncio e nos seus amigos, personagens antropomórficas de gatos, castanhas, couves de bruxelas, etc., feita de forma relaxada para ser divertida. É uma versão DIY, com personagens adultas, da Turma da Mônica. ​

Quem são os autores?
Todos os Convívios do Pôncio são desenhados por mim e escritos em colaboração com o João Marcelo aka Éme. ​

Do que quiseste falar? 
Não temos nenhum tema à partida. O principal propósito da série é ter graça e tentar ser constante. O João vai apontando ideias e piadas e quando se aproxima mais uma feira começamos a trabalhar essas ideias no papel. 

Questões técnicas: quais os materiais usados, quantas páginas tem, qual a tiragem e que cores foram utilizadas?
A BD foi desenhada a lápis e as impressões são simples fotocópias sobre papel branco e a capa sobre papel colorido. Tem oito páginas sem contar com a capa. A tiragem é de 30 exemplares. 

Onde está à venda e qual o preço? 
Podem comprar na página de merch do meu bandcamp ou nas várias feiras de edição independente em que costumo ter banca.​ Custa 2,50 euros.

PÚBLICO -
Foto

Porquê fazer e lançar fanzines hoje em dia? 
É uma forma de estar constantemente a produzir e de poder partilhar o meu trabalho também num formato físico. O processo é tão rápido e descomplicado que muitas das zines que eu fiz surgiram por impulso. Gosto da liberdade que o formato permite, faz-se em dois ou três dias e quando é preciso mais, é só imprimir.​

Recomenda-nos uma edição de autor recente lançada em Portugal.
Cadrasso do Miguel Abras