Iraque convida Papa Francisco a visitar o país

O Papa Francisco tinha dito que gostava de visitar o país em 2020.

Foto
O Papa Francisco há muito que desejava visitar o Iraque ETTORE FERRARI/EOA

O Governo de Bagdad convidou na quinta-feira o Papa Francisco a visitar o Iraque - o pontífice tinha manifestado a intenção de ir a este país em 2020.

“Tenho a honra de convidar Sua Santidade a visitar o Iraque, berço da civilização e local de nascimento de Abraão”, escreveu o Presidente iraquiano, Barham Saleh, numa missiva endereçada ao Papa, a que a AFP teve acesso.

“A visita será uma oportunidade para lembrar e esclarecer ao Iraque e ao mundo que esta terra deu à humanidade as suas primeiras leis, a rega agrícola e um legado de cooperação entre os povos do mundo de tradições confessionais diversas”, diz o texto redigido em inglês.

O Iraque tem sido cenário de uma sucessão de conflitos nos últimos 40 anos, tendo enfrentado um embargo internacional, uma invasão norte-americana e, mais recentemente, três anos de ocupação por parte do grupo jihadista Daesh. O país declarou vitória sobre o grupo islamista há menos de um ano e meio.

O clima de violência vivido no país provocou o êxodo de milhares de pessoas, especialmente entre as minorias. O número de cristãos, que era de 1,5 milhões antes da queda de Saddam Hussein, em 2003, passou para 500 mil.

O Papa menciona regularmente o Iraque. “Uma ideia insistente acompanha-me, pensando no Iraque, onde tenho o desejo de ir no próximo ano, para que possa seguir em frente, através da participação pacífica e partilhada na construção do bem comum de todos as componentes religiosas da sociedade, e não caia novamente em tensões que vêm dos conflitos intermináveis de potências regionais”, disse Francisco este mês no Vaticano durante um encontro com representantes das comunidades católicas orientais.

O Papa nomeou um novo cardeal para o Iraque, o patriarca da Igreja Caldeia no Iraque (líder da maior comunidade católica daquele país), Louis Raphaël Sako. A nomeação foi então descrita como “um pensamento do Papa para os cristãos do Iraque”.

Sugerir correcção
Comentar