As trabalhadoras da limpeza que tiram a profissão da invisibilidade

Com um volume de negócios em 2017 de 616 milhões, o sector da limpeza tem 67 mil trabalhadores e quatro mil empresas. Mais de 80% são mulheres, muitas delas de origem imigrante. Nos últimos meses vieram para a rua com o sindicato, tirando uma profissão da invisibilidade.

Fotogaleria
Maria Lopes já por duas vezes ganhou processos contra patrões Rui Gaudêncio
Carro
Fotogaleria
Alice Gomes não é sindicalizada mas se for preciso recorre à justiça Rui Gaudêncio

Dia 22 de Junho de 2018, Marquês de Pombal. Maria Rodrigues Lopes empunha uma bandeira, desce a Avenida da Liberdade. Tem um apito vermelho e autocolantes com palavras de ordem. Caminha orgulhosa, firme, de olhar em frente. Afinal, este dia é um marco: nunca tantas trabalhadoras da limpeza tinham saído à rua para lutar pelos seus direitos como agora, segundo a organização, do Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas (Stad), o maior do sector.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários