Estas crianças andam a viajar pelo mundo e contam-nos como é

No Dia Mundial da Criança, pedimos aos filhos de três famílias que andam a viajar pelo mundo com os pais que nos contassem a sua experiência. Relatos na primeira pessoa de oito crianças. Dos 5 aos 17.

Foto
A família "Entretanto a Bordo" na República de Kiribati DR/Entretanto a Bordo

A ideia é, inevitavelmente, dos pais. É aos pais que se deve a pulsão de viajar, de andar a trilhar os caminhos do mundo, por terra, ar e mar, com os filhos ao colo, às costas, pela mão. A idade dos miúdos é cada vez menos um impedimento para os pais seguirem viagem. Quando são bebés – são de colo, e precisam sobretudo de leite de mãe e do carinho dos pais. Quando estão em idade escolar não estão amarrados a nenhuma instituição ou geografia, porque há uma coisa chamada homeschooling e há Internet em quase todo o lado. Há famílias que vivem de rendimentos – que conseguem esticar se prolongarem estadias em países mais acessíveis; há famílias que vão trabalhando ao longo do caminho, em projectos de voluntariado e acções sociais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar