Como é que os bebés comunicam antes de começar a falar?

Curiosidade, prematuridade e comunicação antes da fala foram alguns dos temas abordados nas jornadas do Centro de Estudos do Bebé e da Criança do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, que decorreram esta semana.

Foto
A curiosidade surge logo assim que nascemos Adriano Miranda

No palco de um dos auditórios da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, Paulo Lameiro protagonizou um momento musical que costuma ser frequente nos seus concertos para bebés. Mas, dessa vez, o musicólogo e autor de projectos musicais para bebés e crianças como o Berço das Artes, em Pousos (Leiria), esteve perante a plateia das 2.ª Jornadas do Centro de Estudos do Bebé e da Criança do Hospital Dona Estefânia dedicadas ao tema “Comunicação e Linguagem na Infância”. “Os bebés são extraordinários mestres da comunicação”, disse sobre a sua experiência. Mas também confessou: “Fiquei perturbado porque não percebo nada de linguagem e de comunicação entendo muito pouco, mas levo daqui um alfobre cheio de conhecimento.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar