Pode um restaurante abandonar o TripAdvisor? O tribunal decide

Restaurante espanhol pediu 660 mil euros de indemnização por não o deixarem sair da plataforma e pelos danos morais infligidos pelos comentários negativos.

Foto
Restaurante alega que sofreu danos morais devido aos comentários negativos e que tem o direito de apagar o seu perfil Reuters/Mike Blake

Antigamente, gerir um restaurante exigia a escolha de um bom cozinheiro, a contratação de empregados de mesa competentes e a garantia da utilização dos melhores produtos na confecção dos pratos. Nos últimos anos, ter um restaurante passou a ser sinónimo de mais uma preocupação: a gestão da presença nas redes sociais. Para o bem e para o mal.

Em Valência, Espanha, uma empresa levou a tribunal o TripAdvisor, o maior site mundial de avaliações de locais turísticos. O motivo? O dono alega que não autorizou a plataforma a incluir o seu restaurante na base de dados da aplicação e que quando assumiu a gestão da página criada por um utilizador, não lhe foi garantida uma forma de apagar o perfil. Antonio Calero, proprietário do complexo Marina Beach Club, exige à TripAdvisor uma indemnização de 660 mil euros por “danos morais”, noticia o El País.

O restaurante do Marina Beach Club – ou “Tóxico Beach”, como o baptizou um cliente que acredita ter ficado indisposto depois de comer um tártaro no local – tem 3.5 pontos em cinco na plataforma. As queixas são recorrentes, algumas acusando os empregados de tratarem os clientes como se fossem “gado”, de “enganarem a Segurança Social” ou de terem “pessoal mal qualificado”.

“Não lhe parece grave que acusem o meu cliente de cometer delitos?”, questionou o advogado de Calero, durante o julgamento que se realizou em Barcelona. Bradford Young, vice-presidente da TripAdvisor, respondeu-lhe de forma serena com a ajuda de um intérprete. O homem de fato imaculado, como descreve o El País, argumentou que os comentários são controlados, mas só até certo ponto.

Foto promocional do Marina DR
Foto promocional do Marina DR
Fotogaleria
Foto promocional do Marina DR

Existem dois filtros prévios aos comentários: um software e humanos, se alguma coisa falhar. “Recebemos milhões de comentários e sabemos os que são normais. Quando algum não o é, salta à vista. Assim podemos controlar a fiabilidade das opiniões e quais são fraudulentas.”, disse.

Posto isto, os comentários negativos ao Marina Beach sucederam-se e Calero reclamou o direito de gerir o perfil do seu restaurante. O TripAdvisor não verifica a veracidade dos comentários, apenas comprova que os estabelecimentos se tratam de “locais abertos ao público e que servem comida, num determinada localização”, afirmou o vice-presidente. Young sublinhou que o proprietário teria todo o direito a gerir a página do restaurante criada por um estranho, mas que encerrá-la não poderia.

Young explicou que se deixasse que os restaurantes deixassem a aplicação depois de estarem registados, estaria a atentar contra a liberdade de expressão. “Se não houver um perfil criado, um utilizador não pode dar a sua opinião nem partilhar a experiencia que teve desse lugar e isso é um direito básico”, notou. Uma das caras da empresa lembrou igualmente que estaria a limitar o “direito à informação” dos viajantes. E o mesmo disse sobre os comentários negativos: “Isto não são os anos 50. Não vamos calar uma pessoa só porque a sua opinião não agrada a um restaurante”.

O advogado, porém, entende as coisas de outra forma. “Se não te registas, dizem mal de ti. Se te registas, tens que ceder os teus dados e esforçar-te para provar que as criticas não têm motivo de ser”. “Somos trabalhadores forçados do TripAdvisor”, lamentou o advogado nas alegações finais do julgamento. “Porque tenho de estar todo o dia de olhos postos na Internet a ver se alguém disse que a minha comida era nojenta?”.

Para o dono do Marina Beach Club, deveria ser permitido sair do TripAdvisor e assim o problema estaria resolvido. Para a empresa norte-americana, mais do que tudo, trata-se de liberdade de expressão. Eis o poder das redes sociais.

Sugerir correcção
Comentar