TripAdvisor multada em 500 mil euros em Itália por comentários falsos

Comentários são feitos não por turistas mas por profissionais.

Foto
Tripadvisor

A autoridade de controlo e da concorrência italiana multou em 500 mil euros o TripAdvisor por o site ter levado os consumidores a acreditar que os comentários publicados na página eram feitos por turistas que tinham experimentado restaurantes ou hotéis quando, de facto, tinham sido escritos por profissionais.

A autoridade garante da concorrência e do mercado (AGCM) italiana considerou que o site norte-americano e a sua página em Itália foram desonestos com os utilizadores ao “publicarem informações enganadoras sobre as fontes dos seus comentários”, uma prática que a AGCM diz que começou em Setembro de 2011.

A autoridade italiana sublinha que o TripAdvisor “insiste sobre o carácter autêntico e sincero dos comentários", mas levou os "consumidores a pensarem que as informações eram fiáveis na medida em que exprimiam experiências turísticas reais”.

A coima de meio milhão de euros foi anunciada após sete meses de investigação para determinar se o site, que reúne as críticas de utilizadores de hotéis e restaurantes em todo o mundo, estava a adoptar medidas para impedir a publicação de opiniões falsas, como alegaram vários consumidores e hotéis em Itália.

O TripAdvisor tem 30 dias para pagar a coima e 90 dias para explicar à AGCM como pretende garantir a veracidade da informação que é partilhada no site. A direcção da empresa já fez saber, segundo a Reuters, que irá recorrer da decisão.

“Os nossos sistemas e procedimentos são extremamente eficazes na protecção dos consumidores de uma minoria de pessoas que tenta enganar o nosso sistema”, reagiu o site num comunicado.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários