Uma vida de Sophia do Mar do Norte à luz do Sul

A primeira biografia dedicada à autora de Livro Sexto chega-nos neste ano em que se assinala o centenário do seu nascimento. Isabel Nery compõe um relato da vida pública e privada de Sophia com detalhes pouco conhecidos e episódios saborosos, mas que quase nada nos diz da sua formação e evolução enquanto poeta.

Foto
Sophia de Mello Breyner Andresen em 1999 ADRIANO MIRANDA

Jornalista da Visão durante muitos anos e autora de livros como As Prisioneiras – Mães Atrás das Grades (2012) ou Chorei de Véspera – Ensaio sobre a Morte, por Amor à Vida (2016), Isabel Nery publicou há dias na Esfera dos Livros a primeira biografia dedicada a Sophia de Mello Breyner Andresen, cujo centenário do nascimento é assinalado esta quinta-feira em Lisboa com o início de um colóquio internacional de dois dias que reúne na Gulbenkian muitos dos mais reconhecidos especialistas na obra poética e ficcional da autora de Geografia ou Contos Exemplares.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar