Governo português alerta para tempestade tropical intensa em Moçambique e Tanzânia

Entre as recomendações está o acompanhamento da situação através dos órgãos oficiais e da comunicação social. Circulação e permanência em zonas ribeirinhas ou no perímetro das bacias hidrográficas também é desaconselhada.

Foto
Governo lembra dificuldades de circulação e de comunicação resultantes do ciclone Idai daniel rocha

O Governo português alertou esta terça-feira todos os que pretendam viajar para Moçambique e Tanzânia de que se está a formar uma tempestade tropical intensa naqueles dois países.

Através do Portal das Comunidades, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Governo alerta para a necessidade de serem tomadas medidas de precaução devido à tempestade tropical, que deve afectar a região de Nampula e Cabo Delgado, em Moçambique, e o sul da Tanzânia.

Entre as recomendações está o acompanhamento da situação através dos órgãos oficiais e da comunicação social, evitar circular e permanecer em zonas ribeirinhas ou no perímetro das bacias hidrográficas, nomeadamente dos rios Messalo, Lúrio e Ligonha, em Moçambique, aconselhando a circulação somente em estradas que não representem perigo.

Aos viajantes portugueses, o executivo recomenda, ainda, que devem estacionar em locais protegidos e resguardados de objectos que possam constituir perigo, evitar a travessia de leitos de rio e obedecer às instruções das autoridades competentes.

No caso de Moçambique, o Governo lembra que, devido ao ciclone Idai, mantêm-se dificuldades de circulação e de comunicação em algumas zonas do país, nomeadamente em Sofala.

Foto
Ciclone Idai desencadeou crise humanitária em Moçambique Daniel Rocha

Acrescenta também que, desde Outubro de 2017, têm sido noticiados vários ataques e incidentes graves na província de Cabo Delgado, “alegadamente praticados por um movimento insurgente de matriz islâmica, com impacto ao nível da segurança e ordem públicas”, nos distritos de Mocímboa da Praia, Macomia, Palma, Nangade e Quissanga.

“A instabilidade e insegurança verificadas na província impõem reforçados cuidados de segurança, recomendando-se que as deslocações se limitem ao imprescindível. Desaconselha-se a permanência nas áreas mais afectadas”, frisa o Governo no alerta, destacando a importância dos viajantes de informarem os consulados-gerais de Portugal em Moçambique das suas deslocações ao país.

Sugerir correcção
Comentar