Tribunal decreta prisão preventiva de ex-Presidente Kuczynski, acusado de corrupção

O ex-Presidente é acusado de ter recebido dinheiro da construtora brasileira Odebrecht. Esta semana outro antigo chefe de Estado apanhado na rede de corrupção, Alan García, morreu após ser ordenada a sua prisão.

Foto
Pablo Kuczynski Guadalupe Pardo/Reuters

Um tribunal peruano ordenou na sexta-feira à noite a prisão preventiva, por 36 meses, do antigo Presidente Pablo Kuczynski. A decisão foi tomada no âmbito da investigação por corrupção e por lavagem de dinheiro que liga o ex-chefe de Estado à construtora brasileira Odebrecht.

Kuczynski, de 80 anos, foi submetido a uma cirurgia cardíaca e está de momento internado numa clínica de Lima. Os seus advogados anunciaram que vão recorrer da decisão do tribunal.

Pablo Kuczynski foi o primeiro Presidente do Peru a renunciar ao cargo, em Março de 2018, para evitar um processo de destituição no parlamento devido à compra de votos - ganhou as eleições por uma margem curta margem.

O escândalo com a Odebrecht atinge quatro chefes de Estado peruanos. Um deles, Alan García, morreu esta semana de ferimentos graves auto-infligidos com uma arma pouco depois de a polícia lhe ter batido à porta para o prender preventivamente.

Sugerir correcção
Comentar