O Butão quer ensinar o mundo a ter escolas mais verdes e felizes

Thakur Powdyel é professor e ex-ministro da Educação do Butão, e veio a Portugal para falar com directores e professores sobre uma mudança a operar nas escolas para que os alunos sejam não apenas bons alunos, mas boas pessoas.

Foto
Rui Gaudêncio

Enverga um traje do seu país e veio a Portugal como que em “peregrinação”, tal como há muitos séculos os padres portugueses chegaram ao Oriente, confessa o ex-ministro da Educação do Butão – um país escondido nos Himalaias, onde há pouco mais de 600 escolas e universidades –, para falar sobre educação. No seu país há dez anos que as escolas são verdes e o verde é mais do que uma cor, é uma filosofia para combater o falhanço na educação, para tornar as pessoas mais humanas, logo, mais felizes, defende Thakur Powdyel​.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários