Cristas pede desculpa a Isabel Moreira por insultos homofóbicos de dirigente

Líder do CDS-PP pediu desculpa à deputada do PS, que foi alvo de insultos homofobicos, através do Facebook, por parte de um dirigente democrata-cristão de Barcelos. Cristas sublinha que o partido não se revê nas afirmações.

Foto
A dirigente do CDS pediu desculpa a Isabel Moreira no Twitter Daniel Rocha

Assunção Cristas, líder do CDS-PP, pediu desculpa à deputada socialista Isabel Moreira na sequência de insultos de teor homofóbico dirigidos por Armindo Leite, membro da comissão política da concelhia democrata-cristã de Barcelos.

“Repudio em absoluto qualquer comentário de ódio. O CDS pauta-se pelo respeito de todas as pessoas e de todos os pontos de vista e condena comentários deste teor. Apesar de só vincular o próprio, não posso deixar de lamentar profundamente o sucedido e pedir desculpa à Isabel Moreira”, escreveu Cristas na rede social Twitter.

Horas antes, esta sexta-feira, Isabel Moreira tinha denunciado o ataque na sua página do Facebook, publicando uma captura de ecrã de uma mensagem enviada por Armindo Leite. “És uma vergonha, f... de m..., mata-te”, lia-se na mensagem endereçada à deputada do PS.

“Tenciono continuar por aqui, Armindo sexista, homofóbico, criminoso e cobarde. Há mais como vossa excelência. E há mais, mas muito mais como eu. Toda uma multidão do lado da liberdade e da igualdade”, respondeu Moreira, desafiando a direcção do CDS a reagir ao incidente “intolerável”.

Após o pedido de desculpas de Cristas, Isabel Moreira voltou ao Facebook para agradecer a “reacção decente” da líder democrata-cristã. 

“Repudiar o ódio é um imperativo democrático. A nossa democracia está sempre em construção e todas as pessoas e instituições têm responsabilidades nesse processo. Espero que este episódio permita um debate no próprio CDS sobre o que temos que fazer para erradicar a homofobia e o ódio com base nos vários preconceitos que nos limitam enquanto sociedade. Liderança é saber repudiar o ódio e continuar a trabalhar para o recusar na democracia que é de todas e de todos nós”, escreveu Isabel Moreira.

De acordo com o jornal i, Armindo Leite nega a autoria do insulto e afirma que a mensagem homofóbica poderá ter sido enviada através de um perfil falso.

Sugerir correcção
Ler 30 comentários