Paga Finos: as aventuras ilustradas de um instagrammer e um copo de cerveja

Fotogaleria

“Eu sou o tipo chato que pede aos amigos para pagarem finos. E queria fazer alguma coisa que pudesse celebrar esse momento de forma mais artística e não só verbal.” Palavra de Wandson Lisboa, o designer gráfico que em 2010 saltou do Brasil para o Porto, a partir de onde gere uma conta de Instagram com mais de 78 mil seguidores. O jovem brasileiro criou uma nova conta de Instagram para ilustrar as aventuras com o seu companheiro Fino.

“A página @pagafinos é uma celebração desse momento, onde amigos e finos se podem juntar, entre desenhos e felicidade.” Todas as quartas-feiras, uma nova imagem aparece no feed dos seguidores do Paga Finos. Ao início, diz Wandson, a ideia era publicar à sexta-feira. Mas decidiu alterar a data por considerar que “quarta-feira também pode ser um dia de celebração, por ser aquele dia a meio da semana em que ninguém tem paciência para nada”.

A palavra “finos” levantou dúvidas entre os amigos da terra natal de Wandson: “Muitos amigos brasileiros perguntam o que é um fino, porque não percebem, acham que é outra coisa. Então, tive de explicar que a tradução literal seria 'Paga um chope'”. Em Portugal, as terras mais a Sul também podem receber a palavra com estranheza. Em Lisboa, o Fino dá lugar à Imperial — e a situação esteve na origem daquela que é, segundo o instagrammer, a imagem favorita da colecção: o fino a chegar a Lisboa, com roupas de rei, por se “sentir imperial”.

@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson
@wandson