Cerca de 1300 pessoas retiradas de cruzeiro na costa norueguesa

Mau tempo dificulta as operações de resgate. O navio Viking Sky esteve ancorado durante a tarde depois de uma falha nos motores que o deixou à deriva, mas ao início da noite conseguiu recuperar três dos quatro motores.

Foto
EPA/Frank Einar Vatne

Um navio de cruzeiro com cerca de 1300 passageiros a bordo começou a ser evacuado na tarde deste sábado, na costa ocidental da Noruega, depois de uma falha dos motores. O navio MV Viking Sky esteve ancorado durante a tarde depois ter estado à deriva, mas ao início da noite conseguiu recuperar três dos quatro motores e seguir para o porto mais próximo, relatam os media locais.

As autoridades norueguesas iniciaram durante a tarde a retirada por helicóptero dos passageiros do MV Viking Sky, mas a operação foi dificultada pelo mau tempo. De acordo com a televisão pública norueguesa, apenas 180 pessoas foram evacuadas ao longo do dia, três das quais estavam gravemente feridas e foram encaminhadas para hospitais da região.

O navio esteve à deriva depois de uma falha do motor, em meio a condições de vento muito forte. A tripulação conseguiu religar um dos motores durante a tarde, de acordo com informações recolhidas pela BBC. O MV Viking Sky esteve ancorado ao longo da tarde a cerca de dois quilómetros da costa, avançava a Reuters. As condições atmosféricas são bastante adversas, mantendo-se uma forte agitação marítima, o que dificultou a evacuação da embarcação.

Ao final da tarde, uma das passageiras a bordo do cruzeiro publicou um vídeo no Twitter que mostra o interior do navio, com a mobília numa das divisões a deslizar pelo soalho devido à forte ondulação. Alexus Sheppard escreve: “Ainda à espera da evacuação.” 

Outro passageiro, Ryan Flynn, partilhou um vídeo que mostra os passageiros vestidos com coletes salva-vidas, no salão de jantar onde o chão está molhado depois de, segundo descreve, o vidro de uma das janelas ter partido com a força de uma onda. 

Quando falharam os motores, o navio passava pela zona de Hustadvika, uma faixa da costa norueguesa conhecida por ser uma das zonas marítimas mais perigosas, pelo mau tempo e águas rasas pontuadas por rochedos. 

Durante a tarde helicópteros e embarcações de resgate foram enviados para a zona, anunciaram os serviços de resgate marítimo noruegueses. Foram preparadas instalações em terra para receber os passageiros. Cerca das 15h30, à volta de cem pessoas tinham sido retiradas da embarcação, de acordo com autoridades norueguesas citadas pela Reuters.

O MV Viking Sky, que fez a sua viagem inaugural em 2017, pertence à empresa Viking Ocean Cruises, parte do grupo Viking Cruises, fundado pelo milionário norueguês Torstein Hagen. De acordo com o site da empresa, o navio tem capacidade para 930 passageiros.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários