Câmara do Porto terá mais 1,1 milhões de euros para ajudar famílias a pagar rendas

Projecto de emergência social Porto Solidário apoia actualmente 450 famílias, pagando parte das rendas das suas casa. Candidaturas para nova fase abrem em breve

Foto
Cada família tem, em média, um apoio de 130 euros Adriano Miranda / Publico

O programa Porto Solidário – Fundo Municipal de Emergência Social vai abrir em breve uma nova fase de candidaturas e deverá ter, em Junho, mais 1,1 milhões de euros disponíveis para ajudar famílias com graves situações financeiras a pagar parte da renda.

Criado em 2014, o fundo apoia actualmente 450 famílias com um valor médio mensal de “130 euros”, divulgou o vereador da Habitação, Fernando Paulo, na reunião de câmara desta quarta-feira, onde a dotação financeira para o Porto Solidário foi aprovada por unanimidade.

As famílias têm apoio durante um ano, podendo, no final desse período, renovar a candidatura, sendo “muito raro” alguma abandonar o projecto antes do tempo convencionado. A Domus Social está actualmente a fazer “um estudo relativamente às famílias que estão no programa”, desenhado para ser de emergência. Com o Observatório de Habitação, a ser trabalhado pela autarquia, poderá perceber-se se há “necessidade permanente” de alguns destes agregados.

“A carência económica das famílias é, de facto, um problema sério”, sublinhou o vereador, dando o exemplo do número elevado de portuenses com subsídios: “Se olharmos para os beneficiários de RSI evidencia-se que há uma carência económica grande da população residente na cidade.”

Sugerir correcção
Comentar