Uma festa diferente para Marcelo

Jantar de anos do Presidente angolano vai ser reservado, sem pompa, nem desfiles. Contraste com aniversários de José Eduardo dos Santos ajuda a construir imagem do novo líder. Presidente Rebelo de Sousa é convidado de honra.

Foto
João Lourenço visitou Portugal em Novembro Daniel Rocha

O primeiro jantar de Marcelo Rebelo de Sousa em Luanda, esta terça-feira, tem uma tripla simbologia: o Presidente de Portugal é o convidado de honra, quem o convida é o Presidente angolano e a festa é privada.

Num esforço para mostrar a “proximidade íntima” entre os dois países, nas palavras de um antigo embaixador português em Angola, foi acertado que Marcelo Rebelo de Sousa chegaria a Angola um dia antes do início da visita de Estado ao país (de 6 a 9) de modo a poder ir ao jantar de aniversário do seu homólogo João Lourenço, que esta terça-feira faz 65 anos.

O jantar é no Palácio da Cidade Alta, a presidência angolana, mas, ao contrário dos aniversários do seu antecessor, durante anos celebrado com pompa pública, desfiles, jogos de futebol e a Taça do Presidente, na “nova Angola” de Lourenço não se espera nenhum acontecimento popular. “No 28 de Agosto, aniversário de José Eduardo dos Santos, havia beija-mão, directos na televisão, o torneio de futebol amador Girabairro”, organizado pelo Movimento Nacional Espontâneo, lembra ao PÚBLICO um colunista angolano. “Lourenço quer marcar a diferença e fazer uma festa reservada.”

Sugerir correcção
Comentar