A vez da CMTV: Marcelo emociona actor Ruy de Carvalho com vídeo de parabéns

Presidente da República enviou uma mensagem ao actor que foi divulgada no programa da manhã da CMTV. Nela, Marcelo elogia as capacidades de Ruy de Carvalho e diz que este representa o "essencial" de ser português.

Foto
LUSA/NUNO FOX

Começa a ser um clássico e desta vez foi a CMTV a receber um vídeo do Presidente da República — não para um dos apresentadores mas sim para um convidado. O actor Ruy de Carvalho fez 92 anos e era o convidado dos apresentadores Maya e Nuno Eiró no programa da manhã da CMTV. A surpresa que a dupla tinha para o actor era uma mensagem de vídeo de Marcelo Rebelo de Sousa, gravada no Palácio de Belém, que deixou Ruy de Carvalho a piscar os olhos de emoção mas com um sorriso.

Ruy de Carvalho completou 92 anos na passada sexta-feira e é um dos mais antigos, completos e galardoados actores nacionais. Depois de se ter estreado no teatro em 1951, dividiu a sua carreira entre o palco, o cinema e a televisão. Nos últimos anos tem participado especialmente em novelas e séries para os três canais de televisão de sinal aberto numa prova da sua grande capacidade de adaptação.

Na mensagem, Marcelo, que envia a Ruy de Carvalho um “grande abraço, assim do tamanho de Portugal”, considera que o actor “soube perceber o que é essencial em cada português, o que é essencial em ser-se português”.

“É um grande debate saber-se se há qualquer coisa que identifica o ser-se português. Mas a haver — e muitos acreditam que há — Ruy de Carvalho sabe o que é. Por isso, neste dia em que já nem sei quantos anos são — se são 29, se são 39, se são 49, se são 59, 69, 79 ou 89… não interessa, se são 129 —, um grande abraço, assim do tamanho de Portugal”, afirma o Presidente.

“O que é que é possível dizer de Ruy Carvalho que não tenha já sido dito, mas dito por milhares e milhares de portugueses, ao longo de anos e anos, e décadas e décadas?”, questionara-se, antes, Marcelo Rebelo de Sousa. “Não há nada. Tudo o que se possa dizer está dito: que ele é dos melhores entre os melhores, que ele representa a alma nacional, que ele está sempre presente junto de nós, que ele soube - e sabe - recriar-se todos os dias”, enumera Marcelo Rebelo de Sousa.

E acrescenta: “Que é capaz de coisas espantosas, que ele nos surpreende na sua juventude extrema e que por isso nunca envelhece – o que nos traumatiza imenso, nós que envelhecemos, que não somos capazes de transmitir a vida que ele transmite. E transmite nos palcos, e transmite na TV, e transmite na forma como a sua existência é o retrato de todos nós.”

O Presidente da República foi alvo de críticas há dois meses depois de ter telefonado para a apresentadora Cristina Ferreira no dia em que esta estreou o seu novo programa das manhãs da SIC. O telefonema foi transmitido em directo. Na altura, argumentou-se que Marcelo Rebelo de Sousa estava apenas a tentar tratar por igual a apresentadora depois de ter dado uma pequena entrevista ao concorrente, Manuel Luís Goucha, pouco antes do Natal.

Para a RTP foi enviado um depoimento de vídeo sobre a saúde do cantor Roberto Leal, poucos dias depois do episódio com Cristina Ferreira.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários