“Quem é Calouste?” A resposta pode valer até 5 mil euros

A Fundação Calouste Gulbenkian vai entregar prémios a trabalhos artísticos que reflictam o espírito do fundador. Candidaturas até 24 de Fevereiro.

Foto
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN

“Quem é Calouste?” é a pergunta que a Fundação Calouste Gulbenkian faz aos jovens entre os 15 e os 25 anos que queiram participar no concurso. Para concorrer, os interessados têm de realizar trabalhos artísticos que expressem o espírito visionário do fundador, nascido há 150 anos.

No total serão entregues 24 prémios, distribuídos por quatro categorias: música, filme, texto e artes visuais. Para participar, os concorrentes devem enviar um projecto artístico à sua escolha, quer seja uma composição musical (com um máximo de cinco minutos), um vídeo (com um limite de dez minutos), um texto (sem limite de palavras) ou uma expressão artística visual. A única condição é temática — todos os trabalhos enviados têm de retratar o espírito de Calouste Gulbenkian.

Foto
GONÇALO SANTOS/ARQUIVO

“A Fundação Calouste Gulbenkian é conhecida em todo o mundo. Sobre o homem que a fundou há todo um mundo por conhecer.” A afirmação, apresentada pelo site do concurso, reflecte o homem que dá nome à fundação. O mecenas arménio nasceu em 1869 e, apesar de uma enorme fortuna proveniente do negócio petrolífero, viveu sempre afastado dos holofotes. Viajou pelo mundo e passou os últimos anos de vida em Portugal, falecendo em Lisboa em 1955. Um ano depois foi criada a Fundação Calouste Gulbenkian, por disposição testamentária do magnata, que persiste e conta com um museu, colecções de arte, biblioteca, arquivo, instituto de investigação científica e ainda um jardim.

A cada categoria do concurso serão entregues seis prémios, repartidos por dois escalões: jovens dos 15 aos 18 anos e dos 19 aos 25 anos. O escalão dos mais novos recompensa não só o participante — que recebe 750 euros no primeiro lugar, 500 no segundo e 300 no terceiro — como ainda a escola que este frequenta — 5000 euros para o primeiro lugar, 4000 para o segundo e 3000 para o terceiro. No escalão dos mais velhos, os prémios são de 1000 euros para o primeiro lugar, 750 para o segundo e 500 para o terceiro. Neste escalão, todos os lugares do pódio recebem um voucher de 250 euros em livros da loja da fundação.

As participações estão abertas a qualquer residente em Portugal, independentemente da nacionalidade, podendo ser realizadas tanto em grupo como individualmente, até 24 de Fevereiro. Os vencedores do concurso são anunciados a 23 de Março, num evento realizado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Sugerir correcção
Comentar