Tragédia no Flamengo: dez jovens jogadores morrem em incêndio no centro de treinos

Parte do complexo que alojava atletas com idades entre os 14 e os 17 anos foi destruído pelas chamas. Clube não tinha autorização para construir dormitórios naquela área, avança Folha de São Paulo.

Foto
Bloco do centro de treinos ficou destruído pelas chamas Reuters/RICARDO MORAES

Um incêndio atingiu o Ninho do Urubu, centro de treinos do clube brasileiro Flamengo, na manhã desta sexta-feira. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas rapidamente, mas já há, pelo menos, dez mortes confirmadas e três feridos — um deles em estado grave.

O alarme foi dado durante a madrugada, por volta das 7h17 (hora de Lisboa), menos duas no Brasil. Inicialmente, fonte dos bombeiros apontou para quatro funcionários do clube e seis jovens jogadores entre as vítimas, mas, ao início da noite, o Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro confirmaria terem morrido apenas atletas, entre os 14 e os 17 anos. 

Foto
Pessoas esperam por informação à porta do complexo de treinos RICARDO MORAES / REUTERS

Tudo indica que o fogo terá sido originado por uma falha no sistema de ar condicionado de um dos quartos, com vários relatos de sobreviventes a apontarem nesse sentido. 

Localizado na zona Oeste do Rio de Janeiro, o centro de treinos acolhe a preparação do plantel principal e serve também de alojamento aos jogadores das camadas jovens.

De acordo com alguns dos familiares presentes no local, o treino agendado para esta sexta-feira tinha sido adiado, apenas se encontrando no complexo atletas das camadas jovens que residem fora do Rio de Janeiro.

"É milagre estar vivo. Acordei por volta das cinco da manhã, com um fumo espesso no quarto, saí para perceber o que estava a acontecer e vi muito fumo e fogo", afirmou Samuel Barbosa Costa, defesa-central das camadas jovens do Flamengo, citado pelo jornal Folha de São Paulo. Felipe Cardoso, médio do clube, afirmou no Twitter que o incêndio terá começado no seu quarto, conseguindo escapar e sobreviver às chamas. 

O Ninho do Urubu tinha sido recentemente renovado, estando até previsto que a zona afectada pelo incêndio fosse demolida após a inauguração do novo módulo. O desastre obrigou a equipa principal do Flamengo a remarcar a sessão diária de treinos para a parte da tarde.

O próximo jogo da equipa seria frente ao Fluminense, no sábado, a contar para a Taça Guanabara, mas a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) afirmou que "não há clima para a realização do clássico", convocando uma reunião com os dirigentes de ambos os clubes e com a empresa detentora dos direitos televisivos da competição, que culminou com o adiamento da partida. 

Foto
Bloco de alojamento foi destruído pelas chamas SERGIO MORAES / REUTERS

A tragédia serviu para unir os clubes brasileiros, que têm deixado mensagens de apoio ao emblema do Rio de Janeiro. O Botafogo, um dos maiores rivais do Flamengo, colocou de parte as disputas desportivas, deixando uma palavra amiga aos adeptos do clube afectado, depois da tragédia desta sexta-feira. Também o Corinthians e o Santos FC seguiram o exemplo do Botafogo, dando força aos amigos e familiares das vítimas.

Flamengo não tinha licença de alojamento

Visivelmente consternado e emocionado, Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, considerou que o desastre da manhã desta sexta-feira foi " a maior tragédia pela qual este clube já passou nestes 123 anos”. Numa rápida declaração aos jornalistas, proferida ao final da manhã, o dirigente prometeu que o emblema brasileiro dará o máximo para minimizar o sofrimento dos familiares dos jovens afectados pelo incêndio.

A Folha de São Paulo avança que o clube brasileiro não tinha permissão para utilizar a área atingida pelo fogo para alojamento dos jovens jogadores. Aquela parte do centro de treinos estava licenciada como espaço de estacionamento, garante a câmara do Rio de Janeiro, citada pelo jornal brasileiro: "A área de alojamento atingida pelo incêndio não consta do último projecto aprovado pela área de licenciamento, a 05/04/2018, como edificada. No projecto protocolado, a área está descrita como um estacionamento. Não há registos de novo pedido de licenciamento da área para uso como dormitórios".

Jair Bolsonaro "consternado" e três dias de luto 

"Nesta manhã, tomámos conhecimento da triste tragédia ocorrida no centro de treinos do Flamengo, vitimando jovens vidas que iniciavam a sua caminhada rumo à realização dos seus sonhos profissionais. Consternado, o Presidente da República solidariza-se com a dor dos familiares neste momento de luto", partilhou Jair Bolsonaro, na sua conta na rede Twitter.

Também a Procuradora-geral da República do Brasil, Raquel Dodge, durante um discurso proferido na sessão do Conselho Superior do Ministério Público, transmitiu as suas condolências às vítimas do incêndio, acrescentando que o Brasil passa por uma “sucessão de factos e desastres evitáveis” e “preveníveis”, referindo-se também à tragédia da barragem de Brumadinho.

"Jovens atletas que ali estavam a dormir em condição de aprendizes desse desporto tão importante no país. (...) Isto revela a grande dificuldade que temos tido em prevenir desastres de grandes proporções, seja em áreas urbanas, seja em área rural", declarou Dodge, segundo o portal de notícias G1.

O Governador do estado brasileiro do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e várias equipas de futebol profissionais do país solidarizaram-se também com o Flamengo. "Deixo aqui as minhas condolências aos familiares e amigos dos dez jovens, vítimas do incêndio no centro de treino do Flamengo, em Vargem Grande. Esses atletas seriam o futuro do nosso futebol. Aguardo uma investigação minuciosa sobre o facto. Que Deus dê força e conforto às famílias", escreveu o governador na rede social Twitter.

O governo do Rio de Janeiro informou que vai decretar três dias de luto e a Federação de Futebol do estado do Rio de Janeiro também expressou solidariedade.

"A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro lamenta a tragédia ocorrida no CT [centro de treino] do Ninho do Urubu, solidariza-se com as famílias e com o Flamengo no momento de profunda dor”, indicou a instituição, também na rede Twitter.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários