Seca meteorológica aumenta em Portugal durante Janeiro

O último mês foi um dos mais secos dos últimos 19 anos.

Foto
O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre "chuva extrema" e "seca extrema" ADRIANO MIRANDA

Portugal continental registou em Janeiro um aumento da área em seca meteorológica devido aos baixos valores de precipitação naquele mês, classificado como muito seco, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com índice meteorológico de seca (PDSI) disponível no site do IPMA, a 31 de Janeiro verificou-se um aumento da área em seca meteorológica em relação ao final do mês de Dezembro.

A 31 de Janeiro, 34,5% de Portugal continental estava em classe de seca moderada, 59,5% na classe de seca fraca e 6% na classe normal. Segundo o IPMA, a 31 de Dezembro, 53,3% do território estava na classe de seca fraca, 13,7% na classe normal e 33% na classe de chuva fraca.

O IPMA classifica em nove classes o índice meteorológico de seca, que varia entre "chuva extrema" e "seca extrema".

De acordo com o IPMA, existem quatro tipos de seca:

  • meteorológica
  • agrícola
  • hidrológica
  • socioeconómica

A seca meteorológica está directamente ligada ao défice de precipitação, quando ocorre precipitação abaixo do que é normal. Depois, à medida que o défice vai aumentando ao longo de dois, três meses, passa para uma seca agrícola, porque começa a haver deficiências ao nível da água no solo. Se a situação se mantiver, evolui para seca hidrológica, quando começa a haver falta de água nas barragens. Existe também a seca socioeconómica, que é considerada quando já tem impacto na população.

Além do índice de seca, o Boletim Climatológico do IPMA, disponibilizado pelo do instituto, indica que o mês de Janeiro classificou-se como normal em relação à temperatura do ar e muito seco em relação à precipitação.

O IPMA destaca que durante nos períodos de 4 a 9 e de 23 a 26 de Janeiro foram registados valores diários de temperatura máxima acima do normal. De 1 a 18 de Janeiro foram registados valores diários de temperatura mínima muito inferiores ao normal, destacando no dia 6 um valor médio diário no continente de 0,12 graus (-4,42 graus inferior ao normal).

Foram também, segundo IPMA, registadas grandes amplitudes térmicas entre os dias 4 e 9 de Janeiro superiores a 20.°C, em vários locais, em especial no Minho e nas regiões do Centro e Sul do território.

O menor valor da temperatura mínima em Janeiro foi registado nos dias 5 e 6 em Miranda do Douro (distrito de Bragança) e Chaves (Vila Real) com -7,0 graus Celsius, e o maior valor da máxima no dia 25 em Coruche (Santarém) com 21,8 graus.

Quanto à chuva, o IPMA adianta que o valor médio da quantidade de precipitação (57,3 milímetros) corresponde a cerca de 50% do valor normal. Este foi o 6.º Janeiro mais seco dos últimos 19 anos.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários