DR
Foto
DR

A inclusão chegou aos emojis (e a menstruação também)

Foram aprovados 230 novos emojis (contando com todas as variações) que devem chegar no próximo mês. A acessibilidade ganhou dezenas de representações. E há, finalmente, uma gota de sangue para o período.

A acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiências chegaram aos emojis. A nova colecção de 230 ícones — contabilizando todas as variações possíveis, como por exemplo género e tom de pele — foi aprovada e quando começar a chegar aos smartphones, já em Março, vai trazer mais representatividade às experiências de quem vive com acessibilidade reduzida.

Há, por exemplo, personagens a apontarem para um ouvido de forma a indicarem que são surdas; outras em cadeiras de rodas manuais e eléctricas; cães de assistência e membros robóticos. Alguns destes exemplos já tinham sido propostos e anunciados pela Apple em Março último e foram agora aprovados.

PÚBLICO -
Foto
Unicode

Mas há uma outra adição há muito pedida — e que chega já no próximo mês: uma gota de sangue para representar a menstruação. Lucy Russel, directora geral da Plan International UK, uma associação que defende os direitos de meninas e tem feito lobby pelo ícone há já dois anos, reconhece "o passo gigante em direcção à normalização dos períodos e à destruição do estigma que os rodeia", já que "acabar a vergonha à volta do período começa ao falarmos sobre ele". Ou a enviarmos um emoji