Ataque a hotel em Nairóbi termina com pelo menos 14 mortos

Presidente queniano anunciou que todos os atacantes foram abatidos. Grupo radical islâmico da Somália, Al-Shabaab, reivindicou ataque.

Foto
Reuters/BAZ RATNER

O Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, confirmou durante a madrugada desta quarta-feira que as forças de segurança abateram os quatro homens que atacaram os edifícios num hotel de luxo e complexo de lojas e escritórios na capital Nairóbi, dando por terminado o ataque que fez pelo menos 14 mortos.

Poucos momentos depois dos primeiros relatos de tiros e explosões nesta zona, o grupo radical islâmico originário da Somália, o Al-Shabaab, reivindicou o ataque.

O ataque começou por volta das 15h locais com uma explosão no parque de estacionamento e outra já no interior do hotel de luxo na zona das Westlands da capital queniana.

De acordo com testemunhas, dois carros dirigiram-se contra o hotel. Logo de seguida, os seguranças do complexo estiveram debaixo de fogo antes de pelo menos quatro homens armados terem entrado no edifício.

De acordo com o Presidente, mais de 700 pessoas foram retiradas da zona em segurança.

“Posso agora confirmar que a operação de segurança terminou e que todos os terroristas foram eliminados”, anunciou Kenyatta. “Vamos procurar todas as pessoas que estiveram envolvidas no financiamento, planeamento e execução deste acto hediondo”, acrescentou.

Apesar de o Presidente queniano ter avançado com o registo de 14 mortos, a Cruz Vermelha queniana informou que pelo menos 24 pessoas morreram no ataque. Não é claro o número de feridos nem o seu estado de saúde.

Segundo avança a Reuters, entre as vítimas está um cidadão norte-americano que tinha sobrevivido aos atentados do 11 de Setembro, além de um britânico e de dois amigos quenianos que já tinham feito voluntariado na Somália, país de onde o grupo responsável pelo ataque é oriundo.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários