Um urso gigante feito à mão para iluminar o Natal

Catarina Monteiro deixa ursos (e pássaros, gatos, tartarugas, crocodilos) de madeira e papel nas ruas — e depois diz que foi Catarina Glam, artista urbana, a soltar os cães. Ainda no início de Dezembro, a artista abandonou um ouriço-cacheiro na Trofa, feito a partir de 200 vassouras. Já para o Natal, em Lisboa, construiu um urso gigante e, como amigo, fez-lhe um pinguim: “duas personagens construídas em forma piramidal” para criar “a sensação de uma árvore de natal gigante”, explica por email Catarina, de 32 anos. A instalação artística no Parque Verde do LoureShopping chama-se Polar Light e simula “uma noite natalícia” à volta da fogueira, no meio da floresta.

As esculturas com formas geométricas — um urso polar onde se pode entrar, com duas patas como bancos, um pinguim e quatro pinheiros — foram construídas em madeira e são todas iluminadas. Mas há mais instalações de arte pública para ver "ao longo do percurso de luz e cor” no Parque Encantado de Natal, do centro comercial em Loures, que está aberto todos os dias, entre as 14h e as 23h, até 6 de Janeiro.

Glam, fã de carpintaria (não apenas como hobby), cria personagens tridimensionais nos locais das exposições que oscilam entre monstros e animais, normalmente a partir da reciclagem de materiais — e é este processo que se vê no vídeo de Francisco Freitas