Quem ainda pode o quê na Liga dos Campeões

Sete equipas podem ainda sonhar com oitavos-de-final da Liga milionária e outras seis procurar a redenção com o terceiro lugar e o acesso aos 16-avos-de-final da Liga Europa

Foto
Vários clubes lutam pela passagem aos "oitavos" da Champions LUSA/FRIEDEMANN VOGEL

Já há 12 equipas qualificadas para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões (Ajax, Atlético de Madrid, Barcelona, Bayern Munique, Borussia Dortmund, Juventus, Manchester City, Manchester United, FC Porto, Real Madrid, Roma e Schalke 04) à entrada para a última jornada da fase de grupos. Mas outras puxam da calculadora para tentar saber como é que ainda podem procurar lucros nas competições da UEFA.

Muitos dos holofotes estão apontados para o grupo C. Nápoles (9 pontos), Paris Saint-Germain (8) e Liverpool (6) ainda podem seguir em frente na Champions. Por outro lado, e com aspirações de continuar nas competições europeias, o Estrela Vermelha (4) procura o terceiro lugar e chegar à Liga Europa. Os napolitanos visitam o terreno dos ingleses, e os parisienses vão jogar à casa dos sérvios.

O Nápoles pode passar à fase seguinte se: 1) empatar com o Liverpool; 2) em caso de derrota em Anfield Road, tem de “torcer” para que o Paris Saint-Germain também perca o jogo com o Estrela Vermelha.

Já o Paris Saint-Germain qualifica-se caso: 1) vença os sérvios; 2) Nápoles vencer em Liverpool.

Liverpool passa se (missão mais complicada): 1) o Paris Saint-Germain perder com o Estrela Vermelha; 2) o PSG vencer em Belgrado, com a agravante de ter de vencer em casa o Nápoles por 1-0 ou por uma vantagem superior a dois golos.

Se estes três emblemas terminarem com nove pontos, o clube inglês termina em primeiro lugar no confronto directo, com o segundo lugar a decidir-se do resultado em Anfield.

O Estrela Vermelha assegura o terceiro lugar e o acesso à Liga Europa se vencer o PSG e o Liverpool perder (isto porque os comandados de Jürgen Klopp têm uma diferença de golos superior aos sérvios).

No grupo B, o Barcelona já garantiu o acesso e está isolado na liderança (13 pontos), tal como o PSV Eindhoven no fundo, em quarto lugar (1 ponto), sem quaisquer hipóteses. Com isto, Tottenham e Inter de Milão lutam pelo segundo lugar, ambos com sete pontos. Os londrinos visitam o Camp Nou e os italianos recebem os holandeses. O Inter terá de fazer melhor que os "spurs" que, caso ambos vençam as suas partidas, segue em frente por ter vantagem de golos marcados fora.

No grupo F, o Shakthar Donestsk, orientado pelo treinador português Paulo Fonseca, é terceiro (5 pontos) com menos dois pontos que o segundo Lyon (7). Os ucranianos que procuram apenas a vitória vão receber a equipa gaulesa (empate basta para rumar aos “oitavos”) num jogo que promete ser decisivo. Em caso de derrota para o campeão ucraniano, os alemães do Hoffenheim podem ainda aspirar chegar ao terceiro lugar – e à Liga Europa – caso baterem o Manchester City, em Etihad.

Nos restantes grupos da Liga dos Campeões, tudo está praticamente decidido sobre quem ruma aos oitavos-de-final. Restam algumas contas a acertar sobre quem ruma aos 16 avos-de-final da Liga Europa. Para além dos grupos já mencionados, Galatasaray, Lokomotiv (grupo D, do FC Porto), Viktoria Plzen e CSKA de Moscovo (grupo G, liderado pelo Real Madrid), podem juntar-se a Benfica, Club Brugge, Valência, emblemas que já garantiram presença na fase seguinte da competição secundária da UEFA. AEK de Atenas, Mónaco, PSV Eindhoven e Young Boys já estão completamente fora da cena europeia.

Sugerir correcção
Comentar