Coleccionador pagou 169.000 euros para ter um pedaço da escada da Torre Eiffel

A peça ligava os dois últimos andares da Torre Eiffel.

Foto
Benoit Tessier/Reuters

Um pedaço da escada em espiral original da Torre Eiffel, a atracção mais famosa de Paris, foi vendido por 169.000 euros esta terça-feira, disse um porta-voz da casa de leilões Artcurial. O valor é três vezes mais do que a estimativa inicial.

O comprador, um coleccionador do Médio Oriente cuja identidade não foi revelada, adquiriu uma secção do marco de ferro de 129 anos que mede 4,3 metros (14 pés) de altura, pesa cerca de 900 quilos e inclui cerca de 25 degraus.

A peça, proveniente de uma colecção particular do Canadá, ligava os dois últimos andares da Torre Eiffel. É uma das 24 secções que foram cortadas em 1983, após a instalação de um elevador entre os dois andares.

Outras secções da escadaria podem ser encontradas em locais como os jardins da Fundação Yoishii, no Japão, perto da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, e na Disneylândia, na Flórida.

A peça vendida na terça-feira esteve em exibição pública por 20 dias no pátio da casa de leilões nos Campos Elísios, em Paris.

A licitação de terça-feira foi menos frenética do que a que aconteceu em 2016, quando outra parte da Torre Eiffel chegou aos 523.800 euros, superando o preço estimado em dez vezes.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários