Já houve quase 500 alunos a avaliar universidades

Estudantes recebem 400 euros por reunião em que participem. Agência de Acreditação abriu novas candidaturas para avaliação de cursos de 17 áreas.

Foto
Miguel Manso

Em cinco anos, foram quase 500 os estudantes do ensino superior que participaram na avaliação de cursos universitários, segundo dados fornecidos ao PÚBLICO pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Os escolhidos recebem uma senha de presença no valor de 400 euros por cada reunião em que participam. É-lhes pago exactamente o mesmo valor que aos restantes membros dos painéis de avaliação, que incluem dois professores nacionais, um professor ou investigador estrangeiro, bem como um representante da A3ES.

A agência abriu agora um novo período de candidaturas para quem quiser participar na acreditação de cursos neste ano lectivo. Quer os alunos, quer os professores envolvidos estão ligados à área de conhecimento do curso que está a ser avaliado.

A prática de participação dos alunos nas avaliações foi introduzida no ano lectivo 2011/12. Desde então, e até 2015/16, o último ano para o qual existem dados definitivos da A3ES, foram 467 os seleccionados para os painéis de avaliação.

Aquele organismo público é responsável por dois processos distintos: a acreditação prévia de todos os cursos que universidades e politécnicos querem abrir, sejam licenciaturas, mestrados ou doutoramento, em instituições públicas ou privadas; e a avaliação periódica dos cursos que já se encontram em funcionamento e que têm que manter um determinado número de requisitos, entre as quais um rácio de professores por número de aluno e condições físicas para as aulas, para poderem continuar a leccionar. É neste segundo caso que os alunos são chamados a participar.

O ano de estreia dos estudantes-avaliadores foi, como se disse — e a título experimental —, 2011/12. Face aos resultados obtidos, a A3ES decidiu generalizar a prática a partir do ano seguinte. No primeiro ano, apenas 18 alunos participaram no processo. Em 2015/16 foram já 114. Ao longo deste período, candidataram-se 2174 estudantes no total (222 no ano inaugural; 661 em 2015/16).

Agora, a A3ES tem aberto, até ao final do mês, o processo de candidatura destinado a alunos que queriam participar na acreditação de cursos de 17 áreas de conhecimento. Entre elas estão a Formação de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico, Psicologia e Comunicação, bem como Direito, Informática e Engenharia Informática e ainda a área de Arquitectura e Urbanismo.

Os estudantes seleccionados são convidados a frequentar uma acção de formação de um dia, que decorre no próximo mês de Janeiro. A participação nessa sessão e um trabalho escrito de cerca de dez páginas, sobre um tema de garantia da qualidade no ensino superior, serão os instrumentos de selecção usados pela A3ES para escolher o grupo final de alunos-avaliadores deste ano.

Os processos de acreditação dos cursos destas áreas têm que ser submetidos até ao fim do próximo mês. A avaliação será realizada ainda durante o ano lectivo 2018/19, ou seja, tem que estar terminada até ao próximo Verão. As candidaturas para os alunos interessados estão abertas até ao final deste mês (24h do dia 30 de Novembro) e são feitas através de um formulário que se encontra online no site da A3ES.

Sugerir correcção
Comentar