Videoárbitro vai chegar ao campeonato inglês

Os accionistas dos 20 clubes da Premier League chegaram a acordo para implementar a tecnologia na próxima temporada.

A liga inglesa será uma das principais competições de futebol europeu a implementar o VAR
Foto
A Liga inglesa será uma das principais competições de futebol europeu a implementar o VAR Reuters/DAMIR SAGOLJ

O sistema de videoárbitro (VAR) deverá ser utilizado na Liga inglesa de futebol já a partir da próxima época, anunciaram esta quinta-feira os organizadores da competição.

Os 20 clubes que integram o campeonato inglês chegaram a um "acordo de princípio" para a introdução do VAR a partir da temporada 2019/20, ainda que necessite da autorização da FIFA e do International Board, o órgão regulador das regras e normas do futebol.

A decisão da Liga inglesa surge após decisões polémicas de arbitragem ofuscarem o empate a uma bola entre Southampton e Watford, no último fim-de-semana, refere a agência Reuters.

O avançado do Southampton Charlie Austin exigiu a introdução do VAR após o final da partida, depois de o seu golo ter sido anulado pelo árbitro Simon Hooper. O juiz da partida considerou que o colega de equipa do jogador Maya Yoshida interferiu na trajectória da bola em posição ilegal.

A Liga inglesa tem adiado a introdução do VAR, apesar de o sistema já estar em pleno funcionamento em alguns dos principais campeonatos europeus incluindo o português, tendo também sido utilizado durante o Mundial 2018 e a Taça das Confederações, no ano passado, na Rússia. As competições da UEFA, a Liga dos Campeões e a Liga Europa, continuam sem implementar esta tecnologia.

O programa de testes da Premier League "vai permanecer em vigor pelo resto desta temporada, com ênfase contínua nas tardes de sábado, que têm vários jogos a serem disputados simultaneamente", acrescentou a Liga. Competições domésticas em Inglaterra, como a Taça e a Taça da Liga, têm utilizado o sistema para efeitos de teste. Desde 2013, o campeonato de futebol inglês só utiliza a tecnologia de linha de golo para confirmar se a bola de facto entrou numa baliza.

A tecnologia permite que um árbitro veja repetições de lances duvidosos durante uma partida de futebol, se assim o entender. Esta figura de jogo conta com assistentes deste sistema virtual que podem comunicar com o árbitro em campo com recurso a intercomunicador de voz.