A Benfeita está a recuperar um antigo lagar para criar um espaço de encontro

Após um ano difícil de incêndios, aldeia lança campanha de angariação de fundos para recuperar e transformar edifício que albergará projecto de educação para crianças e workshops de dança e ioga.

Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta

Assim que deixamos o alcatrão da estrada municipal dos arredores da Benfeita, uma aldeia de Arganil, em Coimbra, o declive acentuado e o caminho acidentado transformam o breve percurso numa tarefa habilidosa, mesmo com o auxílio da tracção de quatro rodas. 

O destino é o fundo do vale, onde corre uma ribeira, acompanhada numa das margens por duas estruturas de xisto. Uma é a casa de Adrian Jennings, um inglês que para ali se mudou há cinco anos, outra é um antigo lagar que até este ano se encontrava em ruínas. Quase tudo o que rodeia os edifícios de aparência rústica foi consumido pelo fogo, em Outubro de 2017. O despontar de algum verde ainda não se sobrepõe às árvores ardidas mas, entre tudo o que se perdeu, os edifícios escaparam às chamas. 

Essa foi uma das características que levaram a comunidade de cerca de 250 pessoas de várias nacionalidades que vive nas redondezas a aproveitar o que restava do antigo lagar para ali instalar um projecto alternativo com o nome Folha Verde. “Queríamos iniciar um projecto comunitário de educação nesta zona” mesmo antes do incêndio, explica ao PÚBLICO, Julia Herron, de 44 anos, que trocou o Sul britânico pelo interior português há sete anos. 

Muitas pessoas perderam as casas

Quando diz “queríamos” Julia refere-se ao grupo de ingleses, holandeses, franceses, alemães e portugueses que habita a Benfeita e as aldeias circundantes, perto da Serra do Açor. Na verdade, o processo de intenções passou à prática ainda no início de Outubro de 2017, com o projecto educativo orientado para a sustentabilidade ambiental a arrancar em duas estruturas temporárias. Uma semana depois veio o incêndio, que destruiu o embrião do projecto e muito mais. “Depois tudo mudou. Muitas das pessoas envolvidas perderam as casas e os bens no fogo e as pessoas precisaram de algum tempo para reconstruir as suas vidas”, descreve Julia, que estima que o número de casas destruídas seja de cerca de 25. 

Ao lado, Bárbara Sá, de 39 anos, que começou a construir a casa na região há oito anos, refere que no ano passado estavam a tentar encontrar outros espaços para instalar o projecto, dando o exemplo de duas quintas. Ambas arderam e “ficou tudo em águas de bacalhau”. Com a possibilidade de recuperar o lagar de Adrian, que o cedeu, a comunidade começou a trabalhar na sua reabilitação. “Alguns de nós sentimos o desejo de avançar com o projecto”, explica Jules, acrescentando também que esta é uma forma de avançar com as suas vidas depois de um evento traumático. 

Para isso, a comunidade lançou uma campanha de angariação de fundos, com o objectivo de captar 12,5 mil euros. A recuperação, levada a cabo essencialmente por voluntários da comunidade, está a ser feita com recursos a materiais naturais, como a madeira que por estes dias abunda, e a argila que serve de reboco ao interior das paredes. 

No entanto, há outros equipamentos de que o edifício necessita para que possa ser utilizado durante a estação mais rigorosa, numa zona em que as temperaturas levam os termómetros aos extremos no Inverno e Verão. É preciso isolar o tecto, comprar e instalar painéis solares, instalar sistemas eléctricos e de aquecimento, mas é também necessário adquirir equipamento para a cozinha comunitária que ocupa uma das divisões. 

Lynn Mylou, cidadã holandesa que há um ano se estabeleceu na aldeia da Cerdeira (Arganil), depois de ter vivido em Nova Iorque e Amesterdão, explica a opção pela campanha de financiamento colectivo com o facto de o acesso aos fundos comunitários destinados às regiões afectadas pelos incêndios ser “muito complexo e difícil para os cidadãos normais ou pequenos projectos”. A hipótese de tentar reunir a quantia no seio da comunidade também ficou excluída: “onze meses depois do incêndio, muitos de nós ainda estamos à espera para saber se as nossas casas vão ser reconstruídas”.

Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Paulo Pimenta
Fotogaleria
Paulo Pimenta

Futuro sustentável

No interior do antigo lagar a aparência ainda é de estaleiro. A um canto da divisão maior, Floris e Miguel esforçam-se por posicionar o tronco de pinho que servirá de estrutura a umas escadas. Os degraus darão acesso ao que será a biblioteca. Julia Herron descreve que haverá também um espaço de estudo, um pequeno palco e um espaço com livros e brinquedos para crianças em idade pré-escolar. 

Algumas das paredes já estão revestidas com a argila que vai secando e que convive com a fraga, a pedra xistosa na qual a casa assenta. As obras tiveram início há cerca de dois meses, mas ainda deve demorar até que terminem definitivamente. 

Julia estima que a casa deverá estar em condições de começar a ser utilizada nos primeiros meses de 2019. O espaço exterior de perto de 500 metros quadrados também será replantado com árvores nativas e de fruto, explica Inês Moura, 37 anos, que mora na aldeia vizinha de Monte Frio. 

Muitas das crianças da comunidade estão em regime de ensino doméstico, o que ajuda a explicar o projecto. Mas as famílias estão também a tentar arranjar uma forma de as juntar de forma mais regular. É para isso que serve o Folha Verde, mas também para que “as crianças possam aprender português, para ajudar à integração” refere Julia. Numa fase inicial, estão envolvidas cerca de 25 crianças dos 2 aos 12 anos. 

Para além do uso escolar, “o espaço pode também ser utilizado para workshops para pessoas de todas as idades e outras actividades como ioga, dança, meditação”, descreve Julia Herron, acrescentando que são promovidos “muitos encontros sobre o planeamento para um futuro mais sustentável nesta zona”. A educação dos mais jovens é orientada nessa perspectiva de ecologia e de sustentabilidade ambiental. 

Todos os dias há perto de seis voluntários da comunidade a trabalhar no antigo lagar. “É importante envolver todo o tipo de pessoas diferentes de diferentes locais”, menciona Robert Gough, carpinteiro britânico de 50 anos. A título de exemplo, Bárbara Sá acrescenta que receberam recentemente um tear, mecanismo complexo cuja montagem vai necessitar do auxílio de alguém entendido das aldeias ali à volta. As crianças também participam no processo de construção, menciona Julia, dando o caso da filha Rosa, de cinco anos, que ajudou a misturar a areia com a argila para fazer o reboco do interior das paredes. 

Tal como os trabalhos em madeira no centro comunitário, também a mobília será construída aproveitamento das árvores queimadas. Bancos, cadeiras e mesas, mas também janelas e portas terão o mão de Robert. Do plano de obra faz também parte o melhoramento de acessos com passadiços e a estabilização de terrenos, para que o Inverno não traga com ele as enxurradas que a ausência de árvores e arbustos facilita. 

As descrições de uma zona verde, de floresta ainda selvagem e de águas puras da montanha ajudam a dar uma ideia do cenário que atraiu quem ali se fixou. Quase um ano depois, as colinas da região continuam revestidas pelo que resta de pinheiros, eucaliptos e outras espécies. 

O projecto do centro do vale da Benfeita implica um trabalho de recuperação, ajudando também a lidar com um ano severo. “Muitas pessoas perderam casas ou coisas que tinham. Sentimos a necessidade de nos juntarmos e de nos ajudarmos uns aos outros”, descreve Julia, para a seguir se referir ao projecto como uma “grande fonte de apoio e força” na comunidade. 

“As pessoas ainda estão traumatizadas. Mas temos que fazer uma escolha, ou segues em frente ou vais fazer outra coisa”, diz Robert Gough. A casa que divide com Julia não ardeu, mas a oficina onde trabalhava sim, assim como as suas ferramentas e a madeira. “Ficar aqui é uma decisão arrojada. Especialmente porque pode acontecer outra vez”, afirma.

Sugerir correcção
Comentar