Partidos de Macron e Le Pen praticamente empatados em sondagem sobre as europeias

Separa-os 0,5 pontos percentuais. A luta vai-se travar, de novo, entre a formação do Presidnete francês e a líder da extrema-direita. Os restantes partidos surgem muito abaixo.

Foto
Cartaz das presidenciais de 2017 Robert Pratta/Reuters

O partido A República em Marcha, do Presidente francês Emmanuel Macron, e o Reagrupamento Nacional (RN) da líder da extrema-direita Marine Le Pen estão praticamente empatados nas intenções de voto para as eleições europeias de Maio de 2019.

O República em Marcha consegue uma margem mínima e ainda se mantém como o primeiro partido de França, com 21,5% das intenções de voto, tendo o RN (antiga Frente Nacional 21%, segundo a sondagem do instituto Odoxa Dentsu publicada nesta sexta-feira pelo jornal Le Figaro e pela France Info.

Para o partido de Macron, este resultado representa uma queda em relação à sondagem realizada antes do Verão e que dava ao República em Marcha o apoio de entre 23% e 26% dos eleitores. É uma descida de 8% em relação ao resultado de Macron nas presidenciais de Junho de 2017, em que teve como adversária Marine Le Pen.

Os últimos meses, e segundo a sondagem Odoxa Dentsu, foram favoráveis ao partido de extrema-direita que no início do Verão estava com 17%-18%.

Na terceira posição surgem os Republicanos (direita), com 14%. Nas eleições europeias de 2014 esta formação obteve 27% dos votos.

O partido de esquerda França Insubmissa, de Jean-Luc Mélenchon, mantém-se na quarta posição, tal como aconteceu nas presidenciais - está com 12,5% das intenções de voto para as eleições europeias de Maio.

A plataforma de Nicolas Dupont Aignan, potencial aliado de Le Pen, consegue 6%, os ecologistas 5% e o Partido Socialista continua a baixar e não ultrapassa os 4,5% das intenções de voto.

Sugerir correcção
Ler 29 comentários