Josue Valencia/Unsplash
Foto
Josue Valencia/Unsplash

Banco de Portugal abre conta no Instagram para chegar aos jovens

“Não faças da internet um jogo de alto risco: há pessoas que tentam passar-se por outras para obter os teus dados”, lê-se numa das primeiras publicações do BdP no Instagram.

Como se alertam os jovens sobre os riscos das operações bancárias realizadas através da Internet? As redes sociais podem dar uma ajuda e foi isso mesmo que o Banco de Portugal (BdP) acabou de fazer, criando uma conta Instagram, onde se estreou com a campanha #ficaadica.

Os dispositivos móveis, como smarthphones e tablets, permitem o acesso a produtos e serviços financeiros em qualquer altura e em qualquer lugar, de forma mais rápida e cómoda. Mas a utilização de canais digitais também acarreta riscos relacionados com a segurança das operações, com o acesso mais facilitado a produtos e a compras por impulso, e que podem implicar o recurso ao crédito. E é por isso que o regulador da banca quer intensificar a sua intervenção na promoção da educação financeira digital, com uma campanha específica para jovens.

“Não faças da internet um jogo de alto risco: há pessoas que tentam passar-se por outras para obter os teus dados”, é uma das mensagens no Instagram. Seguir-se-ão mais quatro mensagens, nas próximas quatro semanas. As campanhas também estarão disponíveis no Portal do Cliente Bancário. Os materiais da campanha serão, depois, reunidos numa brochura dirigida a escolas secundárias de todo o país.