Sismo de 4,6 sentido no Norte e Centro do país

Autoridades não adiantam para já informação de estragos ou vítimas provocadas pelo abalo.

Foto
Localização do epicentro do sismo IPMA

Um sismo de 4,6 na escala de Richter foi sentido ao longo de toda a costa, desde Viana do Castelo a Leiria, pelas 7h12 desta terça-feira. O abalo foi registado com o epicentro no mar a 130 quilómetros de Peniche, no distrito de Leiria, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Santa Maria da Feira", descreve o IPMA, em comunicado.

Este nível de intensidade (considerado fraco) corresponde a um sismo durante o qual "os objectos pendentes baloiçam", sendo que "a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", especifica o site do IPMA na descrição desta escala de Mercalli modificada, que vai de I (imperceptível) a XII (danos quase totais).

Na sua página na internet, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) acrescenta que que o sismo foi sentido com menor intensidade em Vila Real e Viseu.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários