Peixeira no Kuwait usava olhos de plástico para o peixe parecer fresco

Os olhos são um dos pontos de referência para perceber a frescura do peixe.

O truque era usado para vender peixe em mau estado
Foto
O truque era usado para vender peixe em mau estado DR

Uma peixaria do Kuwait foi encerrada depois de as autoridades terem percebido que os responsáveis pela loja punham olhos de plástico nos peixes, para que os produtos parecessem frescos. A história é contada por um jornal do país, Al  Bayan.

Um dos vídeos que está a ser partilhado no Twitter mostra um peixe com os olhos de plástico a cair. A mesma mulher que tira os olhos falsos mostra então o aspecto do interior do peixe, já com uma cor que denuncia o mau estado do alimento. 

O Al Bayan conta que terão sido as denúncias dos clientes que levaram o Ministério do Comércio a encerrar o estabelecimento. 

Os olhos são um dos pontos de referência que indicam a frescura do peixe. Sintomas da frescura: a saliência dos olhos, uma córnea transparente e a pupila negra brilhante. Se por oposição a córnea se apresentar opaca e a pupila acinzentada é sinal de que o peixe não está nas melhores condições. 

A pele deve apresentar uma pigmentação viva e brilhante, e as escamas não se devem desprender facilmente. As guelras devem estar avermelhadas e brilhantes e não amarelas e a carne firme e elástica.