No regresso de Pedrógão, Marcelo promulga cinco diplomas

Anúncio de diplomas promulgados foi publicado na página da Presidência da República.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa está de volta ao Palácio de Belém LUSA/PAULO NOVAIS

O Presidente da República promulgou esta quinta-feira cinco diplomas, entre eles o regime especial de acesso à reforma antecipada para as muito longas carreiras contributivas, que permite a reforma sem penalização a quem começou a trabalhar aos 16 anos de idade ou antes.

“Apesar de algumas objecções dos parceiros sociais quanto aos limites do alcance do diploma e à necessidade de convergência com os beneficiários do Decreto-Lei n.º 126-B/2017, atendendo à óbvia prevalência dos objectivos sociais que o inspiram, o Presidente da República promulgou o diploma”, lê-se na página da Presidência.

Em causa está o fim dos cortes nas pensões antecipadas para quem começou a trabalhar aos 16 anos ou em idade inferior e que conta pelo menos 46 anos de contribuições, uma medida aprovada no último Conselho de Ministros, na quinta-feira.

A medida, que entrará em vigor em 1 de Outubro, foi alvo de críticas por parte dos sindicatos por ser tardia face ao previsto e por abranger um número residual de beneficiários.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, a secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, afirmou que a medida irá abranger entre 1.000 a 2.000 pessoas no próximo ano, com um custo estimado entre 4 a 5 milhões de euros.

Obras e compras

O Presidente da República promulgou ainda a criação do Conselho Superior de Obras Públicas e do Portal Nacional de Fornecedores do Estado, segundo informação divulgada na página da Presidência na Internet.

Em ambas as promulgações, Marcelo Rebelo de Sousa saudou a criação das entidades.

Sobre o Conselho Superior de Obras Públicas, saudou “o reatamento de uma tradição secular, embora em novos moldes”. Já sobre o Portal Nacional de Fornecedores do Estado, destacou as “vantagens em termos de desburocratização”.

O Portal Nacional de Fornecedores do Estado, aprovado pelo Governo em Agosto, é uma das medidas previstas no programa Simplex+.

O objectivo é simplificar, com recurso a meios digitais, os procedimentos para verificar a inexistência de impedimentos à contratação de fornecedores e a regularidade da sua situação perante o fisco e a Segurança Social.

O Conselho Superior de Obras Públicas, aprovado em Julho pelo Governo, terá como funções emitir pareceres de carácter técnico, económico e financeiro sobre programas de investimento e projectos de valor superior a 75 milhões de euros.

A entidade incluirá, nomeadamente, representantes do Governo, Concertação Social, ordens profissionais, municípios, freguesias e ambientalistas, e terá um conselho permanente, comissões técnicas e um conselho plenário, segundo a informação dada pelo Governo em Julho.

Vistos

O diploma do Governo que contempla nomeadamente a simplificação de pedidos de visto também foi promulgado esta quinta-feira.

O Presidente promulgou o diploma “que altera a regulamentação do regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de cidadãos estrangeiros do território nacional”, diz-se na nota da Presidência.

Em Junho passado o Governo aprovou regras de simplificação para pedidos de visto para permanência ou autorização de residência no país, dispensando a entrevista presencial nos consulados, sempre que possível, e responsabilizando as instituições de ensino superior, no caso dos estudantes.

Na altura o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, explicou que, nos procedimentos de pedido de visto, a regra passa a ser "a apresentação sobre forma digital e, sempre que possível, é dispensada a entrevista presencial num consulado".

Para a regularização da situação dos estrangeiros que entraram em Portugal legalmente, mas sem autorização de residência para trabalho, é criado um mecanismo que assenta na verificação da integração na sociedade portuguesa, assim como da existência, ou promessa, de contrato de trabalho.

As regras aprovadas pelo Governo referiam-se ainda à possibilidade de agendamento prévio junto do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), via digital, para qualquer ponto do país.

Portagens

Finalmente, o chefe de Estado promulgou o diploma do Governo que procede ao ajustamento das classes 1 e 2 de veículos para aplicação de portagens na auto-estrada, segundo informação publicada na página da Presidência.

“O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que procede ao ajustamento das classes 1 e 2 de veículos para efeitos de aplicação das tarifas de portagens por quilómetro de auto-estrada”, lê-se na informação.

Em 9 de Agosto foi aprovado em Conselho de Ministros que os veículos que pagam menos portagens (classe 1) passam a incluir os que têm peso bruto inferior ou igual a 2.300 quilogramas e altura ao primeiro eixo até 1,30 metros.

O ajuste das classes vinha a ser reivindicado pelo sector, nomeadamente, pelo grupo PSA, que tem uma fábrica em Mangualde e tinha referido que o investimento em Portugal poderia estar em causa caso se mantivesse o modelo de pagamento das portagens anexado à altura dos veículos.

Com o modelo actual de portagens, a nova viatura fabricada em Mangualde, por ter mais de 1,10 metros de altura, deveria ser incluída na classe 2 e agora será classe 1.

 

Sugerir correcção
Comentar