Steve Johnson/Unsplash
Foto
Steve Johnson/Unsplash

Reciclar embalagens pode valer descontos no supermercado

Ao entregar as embalagens usadas em sacos de 30 ou 50 litros, o cliente recebe 10 ou 15 cêntimos em cartão, para utilização imediata. Campanha está em teste até 2 de Outubro numa cadeia de supermercados.

Uma nova campanha, apresentada esta quinta-feira, 2 de Agosto, vai permitir a troca de embalagens usadas por descontos em cartão numa cadeia de supermercados, iniciativa que, para o secretário de Estado do Ambiente, poderá incentivar os cidadãos a reciclar.

A campanha Reciclar Vale Mais, dinamizada pela Environmental Global Facilities (EGF), disponibiliza agora uma rede nacional de ecopontos "especiais" em 15 lojas da cadeia Pingo Doce, em teste até 2 de Outubro. Ao entregar as embalagens usadas em sacos de 30 ou 50 litros, o cliente recebe 10 ou 15 cêntimos em cartão, para utilização imediata.

"Temos em Portugal 33% de pessoas que não fazem nada pela reciclagem. Temos que ser mais criativos porque, nos últimos quatro ou cinco anos, o valor per capita praticamente não teve incremento", apontou o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, na sessão de apresentação do projecto, que decorreu na Quinta do Conde, em Sesimbra.

Através da campanha, Carlos Martins espera que os portugueses que "ainda não encontraram a motivação" se sintam incentivados a reciclar. "Talvez a motivação económica seja o clique para os despertar para o que está por detrás destes gestos que, além de ambientais, são de responsabilidade social", frisou.

O governante manifestou-se ainda "esperançado" nos bons resultados da iniciativa, para que se torne "um projecto contínuo", com um duplo objectivo: aumentar a quantidade de embalagens enviadas para a reciclagem e fazer com que o cidadão separe resíduos de embalagens.

A campanha está disponível em 15 lojas espalhadas pelo país: Quinta do Conde, Barreiro e Alcochete, no distrito de Setúbal; Porto de Mós e Batalha, em Leiria; Águeda e Aveiro, sede de distrito; Vila Nova de Gaia (Coimbrões) e Santa Maria da Feira, no Porto; Fafe e Vizela, em Braga; Arcos de Valdevez, Monção (Gandra), Vila Nova de Cerveira (Lugar de Faias) e Viana do Castelo, sede de distrito.

A acção faz parte de um projecto co-financiado pela União Europeia, chamado Ecoponto com Desconto, aprovado pelo POSEUR — Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.