Thomas ficou com a vitória no Tour na mão após contra-relógio

Quando falta só uma etapa para terminar a 105.ª Volta a França, o galês tem uma vantagem de quase dois minutos sobre o segundo classificado, o holandês Tom Dumoulin.

Foto
Dumoulin cruzou a meta com um segundo de avanço sobre Froome. Reuters/BENOIT TESSIER

Tom Dumoulin  (Sunweb) venceu neste sábado a 20.ª, e penúltima, etapa da Volta a França e cimentou o seu segundo lugar na prova, atrás de Geraint Thomas (Team Sky), que ficou a uma tirada de garantir o título, tendo uma vantagem de 1m51s. O holandês terminou o contra-relógio de 31 quilómetros entre Saint-Pée-sur-Nivelle e Espelette em 40m52s.

Uma das questões à entrada para esta etapa era se Geraint Thomas, na véspera de confirmar aquilo que já não lhe irá fugir, ia arriscar no contra-relógio para aumentar a sua vantagem na geral ou “descansar” sobre os 2m05s de vantagem que tinha antes de iniciar a corrida.

A resposta do galês foi dada pelo cronómetro. Thomas estava a fazer uma prova imaculada e chegou a aumentar em quase 20 segundos a vantagem em relação seus adversários na geral, mas quase caiu após 15 minutos. Thomas foi o ciclista mais rápido no primeiro checkpoint, ao fazer um tempo de 16m31s, ficando 14 segundos à frente do segundo lugar, ocupado por Chris Froome (Team Sky). No checkpoint a seguir, voltou a ficar à frente do seu colega de equipa, desta vez com 13 segundos de vantagem. Mas o líder da Volta abrandou um pouco nos quilómetros finais e ficou no terceiro lugar da etapa, depois de cortar a meta com o tempo de 41m7s, 13 segundos atrás de Froome e 14 atrás de Dumoulin.

Com apenas uma etapa para terminar a 105.ª Volta a França, Geraint Thomas tem a vitória na mão. Só falta chegar a Paris na sua bicicleta e agarrá-la. Apenas um grande desastre é que faria o ciclista da Sky perder a vantagem muito confortável que tem na geral.

No final da etapa deste sábado, um Thomas muito comovido foi libertando as emoções acumuladas ao longo das três semanas da prova. "Não tinha pensado em vencer o Tour de France durante toda a corrida. E, de repente, ganhei o Tour, pá! Não consigo falar. É incrível. A última vez que chorei foi quando casei. Não sei o que é que me está a acontecer", começou por dizer. "Senti-me forte no contra-relógio. Senti-me muito bem, aliás. O Nico [director desportivo da Sky] disse-me para me acalmar e relaxar, para ter a certeza que ganho o Tour. Foi o que fiz", continuou Thomas, que considerou a corrida "stressante". 

Dumoulin protagonizou espectáculo nos metros finais e venceu a 20.ª etapa no limite, batendo Froome por um segundo. Houve uma confusão na contagem que anunciava o britânico como vencedor, mas o holandês ficou mesmo com o primeiro lugar do dia e o segundo da geral. "Ontem foi difícil para mim. Acho que todas as frustrações saíram de mim hoje. É difícil de acreditar que venci este contra-relógio. Mas é fantástico acabar o Tour desta forma e ficar no pódio final pela primeira vez", afirmou.

Quem ficou com o último lugar do pódio da Volta foi Chris Froome. Mesmo assim, o britânico foi mais forte do que Primoz Roglic (LottoNL–Jumbo), que lhe tinha "roubado" o terceiro lugar na etapa anterior.

Daniel Martin (UAE Team Emirates), que venceu a 6.ª etapa, foi eleito o ciclista mais combativo da Volta a França deste ano.

A 21.ª, e última, etapa da 105.ª Volta a França realiza-se este domingo e servirá como consagração de Geraint Thomas. O icónico percurso tem 116 quilómetros e começa em Houilles e termina na avenida dos Campos Elíseos, em Paris.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários