Oliveira do Hospital abre concurso de ideias para memorial

O monumento será um tributo a todas as pessoas que morreram no dia 15 de Outubro de 2017.

Foto
paulo pimenta

O município de Oliveira do Hospital lançou um concurso de ideias para erguer um memorial de homenagem às vítimas do incêndio de 15 de Outubro de 2017, foi nesta quarta-feira anunciado.

"Podem candidatar-se a este concurso, a título individual ou colectivo, os cidadãos naturais ou residentes do município de Oliveira do Hospital", afirma em comunicado a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra.

Segundo a autarquia, presidida pelo independente José Carlos Alexandrino, que cumpre um terceiro mandato em representação do PS, a entrega das propostas deverá ser efectuada no Gabinete de Apoio à Vereação até às 16h00 do dia 31 de Agosto.

"O projecto vencedor receberá um prémio no valor de 2.000 euros e todos os concorrentes terão direito a um prémio de participação e respectivo certificado", adianta, informando que a selecção das candidaturas por um júri designado pela Câmara Municipal vai realizar-se na primeira quinzena de Setembro.

O memorial será um tributo a todas as pessoas que morreram "na luta injusta e desigual que travaram no dia 15 de Outubro", bem como "homens, mulheres e crianças que no seu corpo e na sua alma guardam a memória viva de um dia que almejam esquecer", afirma José Carlos Alexandrino, citado na nota.

Na avaliação das ideias apresentadas, pesarão a criatividade, as características estéticas, o mérito técnico, a dimensão financeira do projecto e "outros critérios que o júri possa vir a considerar relevantes".

Os interessados podem consultar as normas regulamentares do concurso de ideias na página da internet da Câmara de Oliveira do Hospital.

Cinquenta pessoas morreram e várias dezenas ficaram feridas devido aos incêndios que assolaram a região Centro, nos dias 15 e 16 de Outubro de 2017, e que causaram ainda avultados prejuízos em habitações, empresas, explorações agro-pecuárias e áreas florestais.

Sugerir correcção
Comentar