Crianças resgatadas de gruta na Tailândia recebem convite da Liga portuguesa

O convite surge depois de um outro, já tornado público pela FIFA.

Pedro Proença
Foto
Pedro Proença rcl Ricardo Castelo/NFACTOS

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, vai convidar os jovens resgatados da gruta no norte da Tailândia para estarem presentes na final-a-quatro da Taça da Liga, informou nesta terça-feira o organismo.

Em comunicado, a LPFP anunciou que Pedro Proença solicitou uma audiência ao embaixador da Tailândia em Portugal, no sentido de "formalizar o convite aos jovens envolvidos no grave incidente numa gruta daquele país" para estarem presentes na fase final da competição, que vai ser disputada em Braga, em Janeiro de 2019.

O organismo diz esperar "contribuir para a total recuperação dos previsíveis danos psicológicos causados por este grave incidente, proporcionando a estes jovens uma viagem inesquecível e o convívio com algumas das principais equipas e profissionais do futebol português".

O convite da Liga portuguesa de futebol surge depois de um outro feito pela FIFA, que convidou as crianças a estarem presentes na final do Campeonato do Mundo de futebol, que decorre na Rússia.

Após um jogo da equipa de futebol Wild Boar da Academia Moo Pa, 12 rapazes, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o treinador, de 25, foram explorar a gruta no dia 23 de Junho, mas as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída e impediram que as equipas de resgate os encontrassem.

Nesta terça-feira, decorre o terceiro dia das operações de resgate na gruta de Tham Luang, em Chiang Rai, no norte da Tailândia, tendo em vista a retirada dos quatro jovens e do treinador que ainda permaneciam no interior, depois do salvamento dos outros oito, no domingo e na segunda-feira.